Medidas vão evitar aglomerações e aumentar segurança de clientes, trabalhadores das agências e parceiros
Os clientes varzinos da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil podem contar com vários serviços práticos e acessíveis dentro de casa. A Caixa ampliou seus meios de atendimento digitais e remotos, em todo o Brasil, e mudou os parâmetros de atendimento presencial, que passa a ser das 10 às 14 horas para fazer apenas serviços essenciais que não possam ser feitos pelo telefone, aplicativos ou meios digitais; o BB suspendeu a necessidade da prova de vida e também está orientando os clientes a ficarem o máximo tempo possível em casa. O intuito é contribuir para evitar aglomerações e, assim, diminuir qualquer risco de que clientes, colaboradores e parceiros da instituição peguem a Covid-19.
Caixa
Além do acesso à movimentação bancária pelo celular e internet, o banco reforçou o atendimento em canais remotos reforçados pela Caixa, como a Agência Digital, Telesserviço e WhatsApp.
WhatsApp e atendimento digital
Desde segunda-feira (23), está disponível o atendimento pelo WhatsApp CAIXA, por meio do número 0800-726-8068. Com o CPF, o cliente pode acessar um pacote de medidas, como pedido de renegociação de dívidas, renovação de contratos de penhor, solicitação de pausa de até 60 dias nas parcelas de empréstimos comerciais e habitacionais.
A partir da próxima quinta-feira (26) também poderá ser feito, via WhatsApp, o atendimento da Agência Digital para todos os clientes correntistas e poupadores da Caixa. Com a digitação da agência e conta, o cliente será direcionado para atendimento na sua agência, de maneira remota.
O banco ampliou, ainda, a quantidade de serviços disponíveis em aplicativos para acesso a informações e transações de cartões de crédito, FGTS, benefícios sociais e habitação.
Novos limites de movimentação de contas da Caixa
Desde segunda-feira (23), a Caixa ampliou os limites de transações como saques nas Casas Lotéricas, (limite passou para R$ 3 mil), e, nos Correspondentes Caixa AQUI, para R$ 2 mil. Aumenta para R$ 5 mil o limite de transferências eletrônicas entre contas da Caixa em todos os canais.
Correntistas e poupadores da Caixa passam a poder ampliar os limites de movimentação bancária pelo celular para valores ainda maiores. O aumento precisará ser autorizado por meio do próprio aplicativo, com posterior validação no caixa eletrônico, ou por atendimento via WhatsApp.
Habitação
Para os clientes pessoa física, a Caixa disponibiliza agora a prorrogação da validade da avaliação de imóveis por até 60 dias; aumentou o prazo adicional de 60 dias para novas avaliações de crédito; além de atendimento diferenciado para assinatura do contrato habitacional aos clientes do grupo de risco.
Os clientes também poderão pedir a suspensão temporária de até duas prestações para financiamentos habitacionais e Crédito Imóvel Próprio (Home Equity) sem sair de casa, por meio do aplicativo Habitação CAIXA ou dos telefones 3004-1105 e 0800 726 0505, opção 7, onde encontrarão ainda alternativas para renegociação de financiamento habitacional.
Pacote de benefícios para pessoas físicas e empresas
A Caixa estruturou ações de alívio ao impacto do novo coronavírus, disponibilizando pausas de até duas prestações nos empréstimos comerciais de pessoas físicas. Reduziu as taxas de juros do empréstimo pessoal, do penhor e do crédito consignado. Ampliou o prazo do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS de 72 para 84 meses. Nas novas operações comerciais, implementou possibilidade de carência de até 60 dias.
Os parceiros lotéricos também estão contemplados com medidas de apoio financeiro, como linhas de crédito com taxas reduzidas, pausa nas operações vigentes e condições diferenciadas de renegociação.
Em todos os casos, os pedidos poderão ser realizados pelos canais digitais.
Atendimento de serviços sociais essenciais nas agências
Na segunda-feira (23), a capacidade operacional das agências físicas passou a ser centralizada no pleno funcionamento das salas de autoatendimento. No interior das agências, poderão ser realizados somente os seguintes serviços: saque INSS sem cartão; saque de Seguro Desemprego/Defeso sem cartão e senha; saque Bolsa Família e outros benefícios sociais sem cartão e senha; pagamento de Abono Salarial e FGTS sem cartão e senha; desbloqueio de cartão e senha de contas; e abastecimento e processamento de depósitos realizados nas máquinas de autoatendimento.
A Caixa manterá a abertura antecipada em 1 hora de 1.619 agências exclusivamente para os atendimentos de clientes de grupo de risco. A lista dessas unidades pode ser consultada no seguinte endereço www.caixa.gov.br/caixacomvoce/Paginas/default.aspx.
Banco do Brasil
A instituição está orientando os clientes a evitarem ao máximo ir às agências, já que há vários canais de atendimento disponíveis, como o WhatsApp e o aplicativo Banco do Brasil. O banco também suspendeu a necessidade de prova de vida para os beneficiários do INSS por 120 dias. Confira as orientações aos clientes: