Prefeitura de Várzea Paulista cria Unidade de Combate ao Coronavírus e Corona Fone

Coronavirus - Comitê Saúde - Destaques

Intuito é evitar aglomeração de pessoas nos serviços públicos de saúde e nas ruas

Em coletiva de imprensa organizada nesta sexta-feira (20), o Prefeito Juvenal Rossi anunciou novas providências em relação ao enfrentamento da pandemia do COVID-19. Ao lado do vice-prefeito Rodolfo Braga, do gestor da Unidade de Saúde José Roberto Spinucci e do médico infectologista Fernando Max, através de um decreto, foram criadas a Unidade de Combate ao Coronavírus e o Corona Fone.

O intuito das medidas é evitar aglomeração de pessoas nos serviços públicos de saúde e nas ruas. De acordo com o prefeito Juvenal Rossi essa é uma medida preventiva. “Queremos evitar que as pessoas fiquem vulneráveis e possam buscar atendimento num único local. Teremos profissionais de saúde específicos para cuidar de casos do coronavírus”, diz.

O prefeito também pede que as pessoas fiquem em casa. “Peço que cada um faça a parte, e quem puder fique em casa. Quanto menos pessoas circulando nas ruas, maiores serão nossas chances de combater essa doença”, afirma.

Unidade de Combate ao Coronavírus

A Unidade de Combate ao Coronavírus começa a funcionar na próxima segunda-feira (23) e estará localizada no prédio do Poupatempo da Saúde. No local serão centralizados os diagnósticos de pessoas que apresentarem os sintomas da COVID-19.

Lá o paciente será recepcionado por profissionais treinados e equipados, que receberão as pessoas seguindo todos os protocolos de segurança, tanto para o paciente, sua família e a equipe médica.

São 4 médicos, sendo um pediatra, 1 enfermeira, 2 técnicos de enfermagem, 1 auxiliar administrativo, equipe de limpeza e controladores de acesso.

A Unidade está localizada na Av. Eduardo de Castro, 65 – Centro.

Corona Fone

O Corona Fone é um número de telefone, no qual os pacientes que apresentarem algum sintoma relacionado ao coronavírus devem ligar, para fazer uma triagem online, respondendo uma série de perguntas.

Profissionais treinados farão um check-list dos sintomas, seguindo as orientações do aplicativo desenvolvido pelo Ministério da Saúde, o Coronavírus – SUS, e assim, conseguir determinar qual o grau de atendimento deve ser realizado e dar as orientações necessárias.

Essa medida tem como objetivo evitar que as pessoas saiam as ruas e aglomerações nos serviços públicos de saúde, como a UPA e Unidades Básicas de Saúde (UBS).