Entenda a importância do isolamento, mesmo sem sintomas de coronavírus

Coronavirus - Prevenção Saúde - Destaques

Novo estudo sugere que pessoas assintomáticas podem propagar o vírus com rapidez, infectando mais indivíduos

Pacientes sem sintomas aceleram a propagação do coronavírus: é o que diz um novo estudo sobre COVID-19 feito por pesquisadores nos Estados Unidos. Pessoas que apresentam sintomas leves (ou nenhum sintoma) contribuem para a disseminação do vírus, pois podem infectar outros indivíduos que acabam ficando doentes o suficiente para necessitar de atendimento médico.

Essa transmissão disfarçada ocorre porque o período de incubação do vírus, desde o momento que é contraído até o aparecimento dos sintomas, leva cerca de cinco dias. Desta forma, conforme a transmissão furtiva, os especialistas sugerem que pode haver cinco ou 10 casos não detectados para cada um que conhecemos, e que de acordo com a modelagem matemática, dois terços dos casos podem ocorrer desta forma furtiva.

Por isso é importante agir como se já tivesse com COVID-19, praticando o distanciamento social. O indicado é lavar as mãos, usar álcool gel quando não tiver água e sabão, e sobretudo manter-se o mais isolado possível. “Quanto mais rápido pudermos nos isolar e limitar o contato, mais rápido podemos fazer com que esse vírus desapareça. Mesmo que você não fique gravemente doente, você ainda tem um papel fundamental a desempenhar”, alerta Kirsten Hokeness, presidente do Departamento de Ciência e Tecnologia da Universidade Bryant.

“Isso é fenomenalmente importante para uma doença como COVID-19, na qual não há imunidade natural na população e para a qual não existe vacina. Isso significa que a única maneira de o vírus deixar a população, em certo sentido, é infectar todos ou limitar a capacidade do vírus de se espalhar de pessoa para pessoa. O distanciamento social cria uma barreira e protege as pessoas vulneráveis da comunidade”, completa.