Confira outros produtos de limpeza eficientes no combate contra o coronavírus

Coronavirus - Prevenção Saúde - Destaques

A recomendação é de guardar o álcool gel para situações em que se está fora de casa

Devido ao surto do novo coronavírus que se espalhou pelo país, muitas farmácias e postos comerciais começaram a dar falta de álcool em gel das prateleiras. Apesar disso, ainda é possível fazer a higienização da sua casa ou do seu local de trabalho com outros produtos de limpeza mais simples.

O álcool em gel com concentração de 70% e a água com sabão são as melhores formas de higienizar as mãos e evitar a contaminação pelo novo coronavírus. Porém também podemos usar outros produtos de limpeza com cloro, e até mesmo o álcool comum, com porcentagem menor, também são efetivos. São eles:

­Água sanitária

-Desinfetantes em geral

-Limpadores multiuso com cloro

-Limpadores multiuso com álcool

-Álcool de limpeza (líquido)

-Detergente

-Sabão

Os profissionais explicam que o sabão, junto do detergente, sabonete líquido e em barra fazem um trabalho ainda melhor que o álcool, já que todos eles são eficientes em remover gordura.

Segundo a postagem feita pelo Instagram do Laboratório de Macromoléculas e Nanopartículas da PUC-Rio, é necessário entender como o etanol atua contra o coronavírus. Este microorganismo possui uma “capa protetora” feita de gordura. O etanol do álcool gel é capaz de dissolver esta capa eliminando o vírus.

Por isso, é recomendado deixar o álcool em gel apenas para situações em que não há torneira para poder lavar as mãos, como na rua ou dentro do ônibus. Em casa ou em qualquer lugar que tiver torneira, lave a mão com sabão.


Tempo de sobrevivência do vírus

Justamente por ser envolvido por essa camada gordurosa, o coronavírus não sobrevive por muito tempo fora do corpo humano – a estimativa de especialistas é que ele dure de seis a 24 horas dependendo da temperatura e umidade do ambiente e do tipo de superfície. Já de acordo com estudos feitos por universidades dos Estados Unidos, o coronavírus pode sobreviver por até 72 horas em materiais como plástico e metal inoxidável. Em papelão, pode durar 24 horas.