Comitê de Acompanhamento do Coronavírus toma medidas para conter a doença no município

Coronavirus - Comitê Saúde - Destaques

Aulas da rede municipal são facultativas e atividades de grande porte foram canceladas

O Comitê de Acompanhamento do Coronavírus da Prefeitura de Várzea Paulista se reuniu na manhã de segunda-feira (16), no Auditório da Praça CEU. Representantes das Unidades Gestoras de Saúde, Educação, Assuntos Jurídicos, Desenvolvimento Social, Planejamento e Inovação, Casa Civil, Segurança Pública, Gestão Pública, entre outros debateram o andamento da doença na cidade e as medidas para combater sua disseminação.

O vice-prefeito professor Rodolfo Braga destacou que não há casos confirmados no município e na região e as medidas são apenas preventivas, baseadas no protocolo de medidas do Ministério da Saúde. “O decreto do Estado de Emergência tem o objetivo enfrentar as medidas de urgência que deveremos tomar na área da saúde”, explicou.

O Estado de Emergência tem a finalidade de articular as ações por todos os serviços de saúde, públicos e privados do Município para avaliação e execução de medidas que forem necessárias, com o objeto de preservar a saúde da população.

Entre as ações adotadas nesta reunião estão:

• A partir de 17 de março, fica facultativo aos pais levar ou não as crianças para todas as CEMEBs do município. A ação não acarretará perda de vaga ou prejuízo na frequência dos alunos;

• Os alunos que comparecem as escolas receberão apenas atividades complementares, sem conteúdo novo;

• Cancelamento por 30 dias das atividades do Clube da melhor Idade;

• Cancelamento por 30 dias das atividades da Escola de Música – Musicarte;

• Cancelamento de todos os eventos esportivos e artísticos com mais de 500 pessoas.

Caso suspeito

Até segunda-feira o município possui 1 caso suspeito, que aguarda resultado do Instituto Adolfo Lutz. O paciente, uma criança de dois anos, apresentou melhoras. Os colegas de sala da criança estão sendo acompanhados pela Vigilância Epidemiológica do município.