Violência doméstica é tema de palestra no Auditório da Praça CEU

Desenvolvimento Social - Cotidiano Desenvolvimento Social - Destaques

Unidade Gestora de Desenvolvimento Social convidou a advogada Raphaela de Lemos Damato Lopes para discorrer sobre o tema

A Unidade Gestora de Desenvolvimento Social organizou uma palestra sobre violência doméstica nesta quinta-feira (12), no auditório da Praça CEU.

A advogada Raphaela de Lemos Damato Lopes, especialista em direito da família e sucessões, falou sobre a Lei Maria da Penha, abordando o objetivo e a história da criação desta lei que completa 14 anos em 2020.

Além disso, a advogada explicou sobre violência doméstica e familiar, esclarecendo os cinco tipos de violência (física, psicológica, sexual, patrimonial e moral), o ciclo de violência (1º estágio – tensão, 2º estágio – explosão e 3º estágio – lua de mel) e os comportamentos para identificar um possível agressor.

“É difícil para as mulheres entenderem a que a violência não é só física. Acho muito importante para elas participarem de encontros como este, porque com informações elas conseguem disseminar isso para uma amiga ou qualquer outra pessoa. Então, a gente já consegue plantar uma sementinha para atingirmos o macro, mais pessoas ainda”, comenta Raphaela.

A palestra também tratou sobre o feminicídio, explicando o que é, quais as penas e os índices.