Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe é adiantada

Saúde - Destaques

Imunização será feita em datas etapas para evitar aglomerações nas Unidades Básicas de Saúde

O Ministério da Saúde declarou o adiantamento da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe em 2020. A partir do dia 23 de março, idosos (pessoas acima de 60 anos) e trabalhadores da área da saúde devem procurar a rede pública para tomar a dose da vacina.

Já em abril, a partir do dia 16, poderão ser vacinados professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, e pacientes com doenças crônicas (entre elas, hipertensão, diabetes e asma).

A partir do dia 9 de maio é a vez de crianças de 6 meses a menores de 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas entre 55 e 60 anos incompletos, gestantes, puérperas e indígenas receberem a vacina.

A definição para as fases de atendimento priorizado é justificada pelos fatores do grupo de risco. Não é possível oferecer a vacina para todo o público-alvo de uma vez, porque seriam muitas pessoas indo aos postos de saúde ao mesmo tempo.

A campanha foi iniciada com os idosos, pois eles estão mais suscetíveis ao novo coronavírus (Sars-Cov-2). A vacina contra a gripe não evita o coronavírus, mas os protege do vírus influenza (causador da gripe), facilitando a diferenciação entre gripe e Covid-19. Desta forma, caso posteriormente o indivíduo que recebeu a vacina apresente sintomas como tosse e falta de ar, ao depender de outros critérios, o médico pode solicitar exame para verificar a presença de coronavírus. A vacina contra a gripe também impede uma sobrecarga do sistema respiratório, o que agravaria um eventual ataque de coronavírus.