Gerentes de UBS recebem orientações sobre o Coronavírus

Coronavirus - Prevenção Saúde - Destaques

Médico infectologista Fernando Max apresentou dados da doença no mundo, no Brasil e mostrou o fluxo de atendimento no município

Na manhã de quarta-feira (11), as gerentes de UBS, do Poupatempo da Saúde e do setor de Transporte da Saúde de Várzea Paulista participaram de um encontro com o médico infectologista Fernando Max sobre o Coronavírus.

O especialista apresentou dados da doença no mundo, no Brasil e mostrou aos presentes o fluxo de atendimento aos casos suspeitos no município. “Até o último domingo (08), segunda dados da OMS, na China foram apresentados 80.859 casos, na Europa 9.452 casos e nas Américas, 353 casos”, relatou. Ainda de acordo com a Organização Mundial da Saúde, os países que mais apresentaram um crescimento da doença foram Coreia do Sul (7.134 casos), Itália (5.883 casos) e Irã (5.823 casos).

O Brasil apresenta 34 casos de coronavírus, sendo 28 importados e 6 de transmissão local. Até o momento, Várzea Paulista não apresenta nenhum caso suspeito da doença. “Este é um vírus novo, mas com uma letalidade expressiva, por isso, preferimos pecar pelo excesso”, relata o médico.

Fluxo de atendimento

Fernando Max também apresentou aos profissionais da saúde o fluxo de atendimento para os casos suspeitos e prováveis. Além das medidas de controle, de prevenção para os profissionais de saúde e de prevenção da população.

Os pacientes que forem as Unidades Básicas de Saúde e apresentarem os sintomas, devem ser encaminhadas diretamente para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na qual a pessoa ficará em isolamento e feita a coleta de material para análise da doença.

Transmissão e prevenção

Fernando Max ressaltou que a transmissão pode ocorrer pelas gotículas de saliva expelidas pelos pacientes infectados, que podem alcançar até 2 metros. Além da transmissão por objetos infectados, como canetas, telefones e maçanetas. “Por isso é tão importante que as pessoas mantenham as mãos sempre limpas e os pacientes com possíveis sintomas usem mascaras”, informa.