Cartório Eleitoral incentiva eleitores menores de idade a tirarem o título de eleitor

Governo e Administração - Cotidiano Governo e Administração - Destaques

Quem tiver 16 anos completos até a eleição deste ano (4 de outubro) tem até 6 de maio para tirar o documento e poder votar

O Cartório Eleitoral de Várzea Paulista incentiva o alistamento eleitoral dos jovens varzinos que vão fazer 16 anos até o dia 4 de outubro, quando se realizam as eleições municipais deste ano. O intuito do Cartório é aumentar o número de eleitores, que poderão votar e fazer a diferença na escolha dos representantes municipais.

Com o título de eleitor, que é tirado no mesmo dia por quem se dirige ao órgão, os eleitores que, no dia do pleito, forem menores de 18 anos e tiverem pelo menos 16 anos poderão votar, mas, para conseguirem dar seus votos, precisam se dirigir ao Cartório até 6 de maio, data limite para quem ainda não tem título e quer votar este ano.

Para tirar o título de eleitor, é preciso ir ao Cartório Eleitoral, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas, com documento de identidade e comprovante de residência.

O atendimento pode ser agendado no portal do TRE: www.tre-sp.jus.br. Assim, o jovem interessado evita filas. Quando fica pronto? A confecção do título é muito rápida e o documento é retirado no mesmo dia. O endereço é Rua Maria Aparecida, 84 (ao lado da Maravilhas do Lar) — Vila Santa Terezinha.

Homens com 18 anos

Quem é do sexo masculino e tem 18 anos completo também precisa apresentar o certificado de alistamento militar. No ano em que completam 18 anos, o alistamento eleitoral é obrigatório e, se não tiver o título, pode haver problemas na emissão de outros documentos, como passaporte, CPF e até mesmo para se matricular em instituições de ensino.

Dados na palma da mão

O aplicativo e-Título é uma ferramenta importante para ter os serviços da justiça eleitoral com muita facilidade, no celular.