Prefeito oficializa repasses para apadrinhamento afetivo e novo telhado da Apae

Desenvolvimento Social - Cotidiano Desenvolvimento Social - Destaques

Sítio Agar recebe mais de R$ 230 mil para o Entrelaços e Apae de Várzea Paulista conquista R$ 51 mil para troca de telhado

O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, oficializou, na manhã desta terça-feira (3), os repasses de R$ 231.760,00 para o Entrelaços, programa de apadrinhamento afetivo do abrigo, e de R$ 51 mil para a mão-de-obra do novo telhado da escola. Os valores foram destinados pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) da cidade, no gabinete do prefeito, junto de representantes do colegiado e das duas entidades contempladas. A primeira verba foi destinada pela Fundação Itaú Social e a segunda é o montante de destinações de parte do Imposto de Renda de empresas de Várzea Paulista e região.

Inovação no acolhimento de menores

O Entrelaços é uma parceria entre a unidade varzina do Sítio Agar e a Vara da Infância e da Juventude de Várzea Paulista. Segundo o presidente do CMDCA, Cleber Cruz, já há cinco crianças sendo preparadas para as atividades que serão feitas com as famílias, que já estão sendo capacitadas pelo Ministério Público. A ideia é que 20 famílias façam o apadrinhamento afetivo com as crianças ao longo deste ano.

A próxima etapa é a contratação dos profissionais que farão o acompanhamento das crianças e famílias, e as adequações do espaço existente no abrigo para receber as atividades. O repasse do (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), que destinou o valor vindo da fundação ao Sítio Agar, equivale ao valor necessário para o desenvolvimento do programa ao longo deste ano, mas as chances de que o repasse seja renovado para 2021 são grandes, segundo Cleber.

“Este foi o único programa contemplado em nossa região pela Fundação Itaú Social”, afirmou. O valor, para contemplar fundos como o FMDCA de todo o país, vem da destinação de 1% do IR (Imposto de Renda) devido das empresas do Conglomerado Itaú Unibanco Holding S.A., e da destinação de até 6% do IR devido dos funcionários do Itaú.

Apae revitalizada

Segundo o diretor da Apae da cidade, Luiz Lopes Garcia, após receber os materiais como doação, o conselho da instituição entendeu a necessidade de fazer a troca de todo o telhado da escola varzina, contemplado pelas destinações das empresas. A obra tem o prazo de aproximadamente 90 dias para ser concluída.

Agradecimento

O prefeito fez questão de enaltecer a importância do trabalho das duas entidades, sem o qual a atuação da Prefeitura seria muito mais difícil, em razão do grande número de demandas sociais apresentadas pela sociedade. “É possível corrigir este mundo e precisamos fazer nossa parte, mudando a realidade de nossa cidade”.

A gestora municipal de Desenvolvimento Social, Simone Bifani, e a presidente do Sítio Agar, Isabel Ferreira, também estiveram presentes na reunião.