Várzea Paulista sedia Câmara Técnica de Recursos Naturais e apresenta trabalhos ambientais

Meio Ambiente - Cotidiano Meio Ambiente - Destaques

Pela primeira vez, cidade sediou uma das Câmaras Técnicas do Comitê de Bacias PCJ; representantes divulgam ótimo índice de esgoto afastado e tratado e despoluição recente do Rio Jundiaí

A Prefeitura de Várzea Paulista sediou, na sexta-feira (28), a Câmara Técnica do Comitê de Bacias PCJ (dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), na Câmara Municipal. Com representantes de nove cidades e 22 instituições como entidades e associações, o primeiro encontro do Comitê feito na cidade, o prefeito Juvenal Rossi e o gestor de Meio Ambiente, João de Lima, mostraram conquistas ambientais do município.

Entre as medidas, o alcance de 94,4% de esgoto coletado e tratado, e a outorga para a coleta de 100 litros por segundo de água ao abastecimento da cidade, após a despoluição do Rio Jundiaí, foram divulgados. “Sei da importância das câmaras temáticas para vários avanços que tivemos nos últimos anos e não podemos retroceder em relação ao que já conquistamos. Várzea Paulista é um exemplo de que esse trabalho de formiguinha dá resultado”, declarou Rossi.

Segundo o prefeito, no início de seu primeiro mandato, em 2013, a cidade tinha 3% de esgoto coletado e tratado. O salto para os atuais 94,4%, um dos melhores percentuais do Brasil, foi possível mediante diversos esforços da Prefeitura em parceria com a Sabesp, inclusive a conquista da moderna ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) em novembro de 2013.

Em 2014, ao longo de uma das maiores secas do estado, Várzea Paulista conseguiu outorga ambiental para coletar 100 litros por segundo de água do Rio Jundiaí e destiná-la a tratamento e abastecimento — sequer precisou haver rodízio de água na cidade. “Essa medida mostrou a municípios vizinhos que era possível tentar isso, após a despoluição do Rio Jundiaí, empreendida em nossa cidade”, disse o prefeito. Essas medidas de sucesso renderam inclusive um prêmio ao Município, em abril de 2018: o Prêmio Excelência no Atendimento de Água e Esgoto, oferecido pela Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental).

Outra medida é o reflorestamento em 6 km de margens do Rio Jundiaí, entre as divisas com Campo Limpo Paulista e Jundiaí. São 15 mil mudas de árvores plantadas. “Temos árvores em vários estágios, inclusive algumas já formadas”, afirmou o gestor João de Lima.

Entre outros assuntos abordados no encontro, foi apresentando o projeto Semeando Água, que tem como objetivo principal o reflorestamento de áreas degradadas com foco em propriedades rurais. Os professores Simone Fraga e Alexandre Uezo, do IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas) querem divulgar a iniciativa e buscam possíveis parcerias, para a ampliação do projeto.

Por fim, houve espaço para discussão de desafios e estratégias para 2020 e 2021, em todas as cidades das bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

Trabalho regional e perspectiva

O prefeito também ressaltou a importância do pensamento sem fronteiras entre os municípios e declarou ser importante avançar na discussão ambiental. “É preciso trabalhar na mudança comportamental, para que os geradores de resíduos sejam conscientes e responsáveis pela destinação final desses materiais, por meio da logística reversa”, defendeu.

Sobre a Câmara Técnica de Recursos Naturais

Realizada a cada dois meses em diversos municípios das bacias PCJ, a reunião sempre permite a discussão do que já é feito nos diversos municípios, adaptações necessárias a novas leis ambientais e possíveis medidas a serem implantadas. Após a definição nas câmaras, algumas ações precisam ser levadas para a votação da reunião plenária do Comitê de Bacias PCJ, na qual se faz a votação final para definir se as ações serão empreendidas ou não.

A Prefeitura de Várzea Paulista também participa de outras três câmaras do comitê, também realizadas a cada dois meses, em diversas cidades: Câmara Técnica de Educação Ambiental, Câmara Técnica de Saneamento e Câmara Técnica de Outorgas e Licenças.