Saiba como imprimir a segunda via do carnê do IPTU 2020

Finanças - Cotidiano Finanças - Destaques

Os carnês estão sendo entregues até o dia 7 de março, confira opções de solicitação da segunda via

Os carnês do IPTU 2020 já estão sendo entregues pelos correios diretamente na casa de cada munícipe. Desta maneira, todos os carnês serão enviados até, no máximo, dia 7 de março, sem necessidade de buscá-los na Prefeitura Municipal.

Caso o morador não queira esperar, poderá imprimir a segunda via do IPTU 2020 através do aplicativo Cidadão Online ou clicando neste link no site da Prefeitura de Várzea Paulista.

Aos munícipes que prefiram, podem comparecer ao prédio do Facilita no setor de Tributações a partir do dia 4 de março para imprimir a segunda via do carnê. A data de vencimento para o pagamento do valor total à vista é no dia 10 de março e terá 5% de desconto concedido. Se o imposto de 2019 tiver sido quitado sem atraso, mais 5% de desconto será somado, totalizando 10% de desconto no valor final para pagamento à vista.

Nos casos de parcelamento em dez vezes, o vencimento será no dia 10 de cada mês. Por conter código de barras, o IPTU pode ser pago em caixa eletrônico, casa lotérica, boca de caixa, internet ou aplicativo bancário.

Confira abaixo o passo a passo de como imprimir a segunda via do carnê do IPTU 2020. Antes de prosseguir, é preciso consultar o IPTU anterior e conferir o número do código reduzido do imóvel ou a inscrição cadastral do imóvel.

Para imprimir o IPTU no portal Cidadão Online

Através deste link, é preciso preencher o número de código reduzido ou a inscrição cadastral do imóvel e clicar em “Buscar”. Uma tela com extrato de todas as parcelas irá abrir. É possível emitir a segunda via de todas as parcelas ou cada uma individualmente. Basta clicar em “Emitir 2ª via” da parcela escolhida no lado direito da tela. Na nova página, é preciso clicar em “Imprimir” e escolher o destino de impressão. Caso prefira salvar o documento em PDF, clique em “Imprimir” e na opção “Destino” selecione “Salvar em PDF” e por fim clique em “Salvar”.

Para imprimir o IPTU no aplicativo Cidadão Online

Antes de adquirir a segunda via do carnê do IPTU 2020, é necessário fazer o download do aplicativo Cidadão Online e se cadastrar. O passo a passo pode ser conferido aqui.

Após cadastro, na tela principal do aplicativo haverá a opção em amarelo “2ª via de I.P.T.U”. Ao clicar, será direcionado a uma nova tela com a opção “Buscar imóvel”. Na tela seguinte, é preciso digitar o código reduzido do imóvel e clicar em “Filtrar”.

Uma nova página com as informações sobre o imposto será aberta e é preciso clicar no nome do proprietário. A nova página contem todas as parcelas. Ao clicar em “Copiar”, o código de barras será copiado e pode ser colado em outros aplicativos, como o bancário. Já clicando em cima do valor da parcela, aparecerá uma nova aba com informações sobre o detalhamento da parcela. Para salvar o arquivo PDF é preciso clicar em “Exportar Guia”. A nova aba oferecerá duas opções: “Compartilhar”, em que é possível enviar o arquivo via WhatsApp, E-mail, aplicativo bancário, entre outros; e “Visualizar”, que permite abrir o arquivo no aplicativo de visualização de arquivo PDF ou aplicativo bancário.