Lavar as mãos é um dos meios de prevenção contra o novo Coronavírus

Saúde - Destaques

O ideal é higienizar-se com água e sabão suficiente para que a espuma cubra toda a superfície das mãos, entre outros hábitos.

O Ministério da Saúde confirmou na última quarta-feira (26) o primeiro caso de contaminação pelo novo Coronavírus no Brasil, além de outros 20 suspeitos pelo país. Os sintomas causados pela infecção do SARS-CoV-2 são semelhantes a um resfriado comum, como espirros, tosses, febre e falta de ar.

Uma das formas mais eficazes de se prevenir contra o vírus é lavar as mãos. Dados mostram que o hábito pode reduzir em até 40% a contaminação por vírus e bactérias causadoras de doenças respiratórias.

O ideal é higienizar-se com água e sabão, veja a seguir como manter corretamente este hábito e se manter prevenido da doença:

– Use a quantidade de sabão suficiente para que a espuma cubra toda a superfície das mãos;

– Dedique entre 15 e 20 segundos só no ato de esfregar;

– O ritual completo deve durar cerca de 50 segundos;

– Capriche na limpeza do espaço entre os dedos, esfregue também o dorso e o punho;

– Seque com toalha descartável (em ambientes coletivos);

– Se a torneira não for automática, use a tolha de papel para fechá-la, ou lave também a torneira antes de lavar as mãos;

– Vale também ter sempre à mão álcool gel para fazer a limpeza quando não houver outros meios à disposição.

Também é importante lembrar dos momentos específicos para lavar as mãos, como antes e após o preparo de alimentos, antes de comer, antes e após tratar qualquer machucado, antes e depois de entrar em contato com pessoas doentes, sempre depois de usar o banheiro e transporte coletivo.

A chamada etiqueta respiratória – hábito de cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar – também é indispensável no dia a dia, uma vez que o ato evita que as gotículas contaminadas se dispersem pelo ambiente.

Existem ainda outras medidas básicas que contribuem na prevenção não só do novo Cornoavírus como também para outras infecções respiratórias agudas, como:

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Ficar em casa quando estiver doente;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.