Cuide bem de seu animal de estimação

Meio Ambiente - Cotidiano Meio Ambiente - Destaques

Guia de Posse Responsável auxilia munícipes no cuidado animal

A Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) elaborou uma cartilha a ser utilizada como instrumento para orientação do proprietário de um animal de estimação. O Programa de Saúde do Animal tem como objetivo principal evitar o abandono de animais. É preciso que os cidadãos sejam mais conscientes de suas responsabilidades com os pets, cumprindo os deveres de:

– Alimentar adequadamente o animal. Os cães comem duas vezes ao dia e os gatos comem pequenas porções várias vezes ao dia;

– Manter água fresca e limpa durante todo o dia;

– Oferecer abrigo limpo para protegê-lo do sol e chuva, em casinha com espaço suficiente para o pet se deitar e virar;

– Cuidar da saúde do animal por meio de visitas ao veterinário, tomando vacinas, vermífugos e outros cuidados, além de dar banho, escovar e fazer exercícios (brincadeiras). Zele pela saúde física do bichinho;

– Manter o animal dentro dos limites da casa ou do quintal, mas nunca preso em corrente. Não deixe animais soltos na rua, pois podem ser atropelados ou sofrer crueldades. Os passeios são fundamentais e devem ser feitos utilizando coleira e guia. Recolher as fezes das vias públicas é obrigatório e educado, descarte em local apropriado;

– Dar carinho, afeto e atenção, zelando pela saúde psicológica do bichinho;

– Castrar, pois além de impedir a procriação indesejada (motivo para abandono) e a ocorrência do cio, traz inúmeros benefícios. Os machos param de: urinar em todos os cantos, fugir atrás das fêmeas no cio, brigar com outros animais, miar durante a noite, e latir excessivamente e uivar. Já para as fêmeas, previne o câncer de mama e doenças no aparelho reprodutivo, além de aumentar o período de vida.

Considere adotar animais ao invés de comprá-los. Também pondere sobre os recursos e cuidados durante as férias e feriados.  

Os animais são protegidos por lei. Caso presencie maus tratos ou crueldades com os animais, deve ser feito um Boletim de Ocorrência na Delegacia, conforme Lei Federal 9605/98.

O conteúdo completo do Guia de Posse Responsável está disponível na Unidade de Vigilância em Zoonoses, que fica na Avenida Vitório Spinucci, 303, Jardim Promeca. O telefone é 4595-8776. Solicite o seu.