Saiba como se cadastrar no aplicativo Cidadão Online e fazer solicitações na Ouvidoria

Planejamento e Inovação - Cotidiano Planejamento e Inovação - Destaques

Entenda o processo de cadastramento e abertura de Ouvidoria, uma das funcionalidades do aplicativo

O aplicativo lançado pela Prefeitura de Várzea Paulista busca facilitar a vida do munícipe, que pode fazer solicitações e conferir informações no próprio celular, sem precisar sair de casa. Quer conferir essa praticidade na palma da sua mão? Saiba como:

Passo a passo para instalar o Cidadão Online e se cadastrar:

1. Pesquisar “Cidadão Online” na loja de aplicativos do celular (Play Store ou Apple Store).
  2. Fazer o download e instalar o aplicativo.
  3. Ao abrir o app, permitir que ele acesse sua localização. Desta forma, será direcionado para “Prefeitura de Várzea Paulista”.
  4. Na tela inicial, selecionar a opção “Cadastro”.
  5. Informar nome, e-mail e senha. A próxima tela solicitará CPF, data de nascimento, nome da mãe e sexo. Na tela seguinte, é preciso informar a rua, número da casa, bairro, CEP, cidade e estado.
  6. Uma confirmação será enviada para o e-mail indicado. Desta maneira, é preciso entrar no e-mail e validar o cadastro clicando no link enviado. Atenção: se não encontrar o e-mail na caixa de entrada, procure na pasta “lixo eletrônico” ou “spam”.
  7. Em seguida, entrar novamente no aplicativo e fazer login, colocando e-mail e senha.

Passo a passo para Abertura de Ouvidoria:

1. Clicar no ícone azul no lado esquerdo da tela intitulado “Abertura de Ouvidoria”.
  2. A primeira tela irá mostrar as solicitações já realizadas. Caso não tenha feito nenhuma, estará em branco, bastando clicar em “Novo” para adicionar um novo requerimento.
  3. Na próxima tela, clicar em “Selecionar a Natureza do Processo” para identificar qual o tipo de solicitação será feita. As opções são “Agradecimentos / Sugestões” – para elogiar ou apresentar ideias; “Reclamações” – para reclamar de algo; “Informações” – para solicitar informações; ou “Serviços” – para solicitar algum serviço. Dentro desses campos, há diversas outras opções.
  4. Após selecionar a opção desejada, a tela permitirá preencher os “Dados Gerais”, deixando a solicitação em anônimo ou não, além de colocar um resumo e descrição. Clicando em “Anexos”, fotos poderão ser enviadas, e em “Localização” é possível colocar a localização da ocorrência.
  5. O próximo passo é enviar.

Criado pela Sonner Sistemas de Informática Ltda., o aplicativo é compatível com os sistemas operacionais Android e iOS.