Livros e biografias sobre a liberdade e o direito da mulher

Cultura e Turismo - Cotidiano Cultura e Turismo - Destaques

Confira quatro títulos que refletem a realidade do Oriente Médio e que podem ser encontrados na Biblioteca Municipal de Várzea Paulista

Em meio aos debates mundiais sobre direitos humanos e liberdade, muitos autores buscaram se aventurar em narrativas sobre a realidade das guerras e conflitos que ocorrem nos países do Oriente Médio, abordando temas como a educação no Afeganistão, os direitos das mulheres iranianas, entre outros.

Dentre todos os títulos com estas temáticas, a Biblioteca Municipal de Várzea Paulista selecionou em seu acervo quatro livros que se destacam. Apesar de serem dramatizações, todos transmitem ao leitor a realidade e os sentimentos dos povos afetados daquelas regiões. Confira as histórias:

Persépolis – Marjane Satrapi

A narrativa, contada através de uma história em quadrinhos, é uma autobiografia da autora iraniana Marjane Satrapi. A obra se inicia apresentando a protagonista aos 11 anos em 1980, com a sociedade do Irã lidando com as consequências da Revolução Islâmica. Mais a diante no tempo, Marjane também descreve os impactos da guerra de seu país contra o Iraque, combate para o qual os Estados Unidos passou a fornecer armas para ambos os lados. À sombra desse novo confronto, Teerã vive sob constantes ameaças de bombardeio. Soma-se à tensão militar o medo instaurado pelo Estado em nome da religião, que passou a exercer controle severo às vidas social e pessoal dos iranianos. A HQ Persépolis foi vencedora do Prêmio Revelação do Festival Internacional de Quadrinhos de Angoulême, premiação francesa considerada a mais importante do gênero.

Malala, a menina mais corajosa do mundo – Viviana Mazza

Este é um livro composto por fatos reais mesclados à dramatização criada pela autora, com o objetivo de encorajar o discurso entre os mais jovens e espalhar a palavra sobre a importância da educação. Malala Yousafzai iniciou sua luta pelo direito da educação para meninas e mulheres, posicionando-se politicamente desde os 12 anos de idade. A protagonista afegã se tornou uma ativista da educação e mudou o cenário da cidade onde morava, conquistando assim o direito das mulheres em adquirirem educação, cultura e o poder de ir e vir, e ao mesmo tempo se colocando como alvo perante os Talibãs, que lutavam exatamente para que o oposto fosse feito.

A Outra Face – Deborah Ellis

A obra – baseada em histórias e relatos que a autora ouvira no campo de refugiados do Paquistão – relata a vida de uma garota afegã chamada Parvana, que precisa desesperadamente ajudar sua família em meio ao regime Talibã, cujas crenças dizem que as mulheres são inferiores aos homens, sem a oportunidade de desempenhar grande papel na sociedade. Após a prisão do pai que era professor, a protagonista se vê obrigada a assumir a profissão do pai para ajudar a família, porém o único jeito de desempenhar esse papel é se vestindo de homem. E em meio aos seus conflitos, ao assumir a identidade de “Cassin”, a personagem principal descobre que pequenas atitudes de amor podem gerar grandes coisas no dia a dia de alguém.

A Costureira de Kahir Khana – Gayle Tzemach Lemmon

Em 1979, a Rússia invade e ocupa o Afeganistão e inicia uma guerra de resistência contra a oposição, liderada pelos Mujahideen que, após tirarem completamente os russos do poder 13 anos depois, começaram a lutar entre si pelo controle de Cabul. Esta obra, diferente das anteriores, não é baseada em fatos reais, mas expressa uma grande sensibilidade com o povo que sofreu com as guerras. A história gira em torno das irmãs da família Sidiqi, que sobrevivem no meio dos conflitos e com a chegada dos talibãs, que começam a recrutar ou prender os homens e ao mesmo tempo, retirar a maioria dos direitos das mulheres. Nesse cenário, a sagacidade da protagonista Kamila atinge seu ápice, montando um negócio de costura com as irmãs dentro de casa e fazendo negócios com lojistas confiáveis, de modo a obter dinheiro para sustentar a casa. Uma vez que o negócio cresce, Kamila vê também a oportunidade de ajudar outras mulheres, lhes dando emprego ou as ensinando para que possam elas mesmas possam sustentar as próprias famílias.

Como fazer o empréstimo dos livros?

Caso haja interesse nestes e outros livros com estas abordagens, o munícipe pode adquirir até cinco títulos por 15 dias na biblioteca.

Pare realizar o empréstimo, primeiro é necessário fazer seu cadastro apresentando apenas cópia do comprovante de residência, RG e CPF. Em casos de demora para a devolução, para cada dia de atraso, a biblioteca aplica dois dias de suspensão.

A biblioteca está localizada no Espaço Cidadania, na Avenida Ipiranga, 151 – Centro. Com atendimentos de segunda à sexta, das 08 horas às 17 horas.