Professor Rodolfo deixa Educação para se dedicar às suas atividades de vice-prefeito

Educação - Destaques Sebrae

O maior crescimento do Ideb da região e melhora da infraestrutura escolar foram alguns dos avanços que tornaram a educação de Várzea Paulista referência no Aglomerado Urbano de Jundiaí.

No dia 31 de dezembro de 2019, o Professor Rodolfo Braga deixou o cargo de Gestor Municipal de Educação para se dedicar exclusivamente às suas atividades de vice-prefeito. Ocupando o cargo desde o início do primeiro governo, o Professor Rodolfo, eleito vice-prefeito de Juvenal Rossi, assumiu a pasta com incontáveis desafios pela frente.

A nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) era de 5.3, os conceitos pedagógicos eram ultrapassados e a estrutura física das escolas precisava de melhorias significativas. Além disso, a merenda escolar também representava um obstáculo à qualidade de vida dos alunos e, por consequência, aos seus desempenhos.

Com ações pedagógicas mais efetivas, avaliações para acompanhamento da aprendizagem, e formações para diretores, coordenadores e professores, o IDEB melhorou contundentemente. Em 2017, a nota alcançada foi de 6.5, superando a média nacional, a média estadual, a média das redes municipais e a média da rede pública.

Infraestrutura melhorada

Para melhorar a infraestrutura, foram adquiridos mobiliários novos e adequados para os estudantes, armários, mesas para professores, e com a proposta de modernizar as áreas administrativa e pedagógica foram adquiridos novos computadores, deixando também encaminhado o processo de compra de novos equipamentos para as salas de informática.

As manutenções e reformas das escolas municipais também foram aspecto importante na educação municipal. Entre as unidades contempladas, estão: CEMEB Paulo Freire, CEMEB Prefeito João Aprillanti, CEMEB Anísio Teixeira, CEMEB Edite Schneider, CEMEB Cecília Benevides de Carvalho Meirelles, CEMEB Armindo Francisco de Oliveira e CEMEB Professora Juvelita P. da Silva. Há ainda programação de reforma no CEMEB Juvenal Cândido da Silva, de cobertura da quadra do CEMEB Professor João Baptista Nalini, de ampliação do CEMEB Padre Wilfrido Wieneke e de revitalização das quadras das escolas de Ensino Fundamental.

De grande relevância para o setor, o Atendimento Educacional Especializado foi ampliado de duas para 14 salas, com o trabalho de atendimento diferenciado na inclusão dos alunos com deficiência, e ampliação do atendimento no Centro de Orientação Educacional com atendimento na Unidade Gestora Municipal de Educação, com oferta de psicólogos, psicopedagogo e fonoaudiólogo, em caráter complementar das atividades desenvolvidas nas escolas e para os estudantes que apresentam dificuldade de aprendizagem.

Rodolfo uniu outras Unidades Gestoras

Os projetos inter setoriais, além de parcerias, são desenvolvidos nas escolas, envolvendo alunos e professores desde a Educação Infantil. Se destacam o programa Primeiríssima Infância, em conjunto com unidade de Saúde e Desenvolvimento Social; Capoeira nas escolas, em parceria com a Unidade de Esporte e Cultura; Sebrae, um trabalho com a Unidade de Desenvolvimento Econômico; Autoban, em ações voltadas para educação sobre meio ambiente; entre outros projetos desenvolvidos nas unidades escolares a partir do  Projeto  Político  Pedagógico.