Confira maneiras de se prevenir contra o Coronavírus

Saúde - Destaques

Médico infectologista explica como combater a contaminação da doença

Diante do surto do coronavírus que está sendo notificado no exterior, o médico infectologista de Várzea Paulista, Dr. Fernando Max da Conceição explica o que é o vírus, seus sintomas e dá dicas de prevenção para a população de Várzea Paulista.

Segundo o doutor, o coronavírus é responsável por quadros respiratórios causando desde casos leves, semelhantes à gripe comum, até outros mais graves que levam o paciente a desenvolver pneumonia, com falta de ar e levando à necessidade de realizar uma terapia intensiva. “No caso deste novo coronavírus descoberto na China, por ser um vírus novo e por ser o primeiro contato com seres humanos, os indivíduos se tornam suscetíveis a contrair o vírus devido à falta de imunidade”, explica.

Fernando esclarece que a contaminação pode ocorrer através das secreções respiratórias expelidas por um indivíduo já infectado, no momento em que este tosse ou espirra. Outra forma de contaminação é através de objetos que foram recentemente contaminados por essas secreções.

A população pode se prevenir da contaminação através do hábito de lavar frequentemente as mãos e higienizando-as com álcool gel. “Outra maneira que a gente preconiza é a chamada etiqueta respiratória, que é o hábito de cobrir o rosto com o braço ao tossir ou espirrar, que evita que as gotículas contaminadas se dispersem pelo ambiente”, conclui Dr. Fernando.

No Brasil não foi registrado nenhum caso até o momento, mas em caso de suspeita de contaminação, todas as Unidades de Saúde Básica (UBS) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Várzea Paulista estão à disposição do munícipe.