Magali Souza assume gestão da Unidade de Educação de Várzea Paulista

Educação - Destaques Sebrae

Gestora tem como objetivo dar continuidade aos trabalhos iniciados

Com experiência de 24 anos como servidora pública de carreira e 26 anos de vivência no magistério, Magali Oliveira Augusto de Souza assume interinamente a gestão da Unidade Gestora de Educação da Prefeitura de Várzea Paulista. Formada em Pedagogia e pós-graduada em Gestão Escolar pela Unicamp, ela pretende dar continuidade aos trabalhos, programas e projetos iniciados considerando as metas e ações do Plano Municipal de Educação.

A servidora iniciou sua contribuição ao município como professora de Educação Infantil, pouco depois passando a atuar como Coordenadora Pedagógica, e em seguida, como Diretora de Escola. Desde 2013, faz parte da parte da Unidade Gestora de Educação conduzindo a área educacional da cidade ao lado de Rodolfo Braga.

Sobre esta nova responsabilidade, Magali afirma: “Estarei junto aos demais profissionais da Unidade Gestora dando continuidade ao Plano de Governo iniciado pelo Professor Rodolfo.” Para ela, mesmo por 10 anos tendo exercido a função de Diretora de escola, foi um desafio iniciar na Unidade de Educação em 2013. “O Rodolfo me convidou, e na minha decisão pesou o fato dele ser uma pessoa muito engajada nas causas da educação, possuir uma vasta experiência em políticas públicas e em tratar e acolher as pessoas de forma muito humanizada, pelo fato também na convivência com seu grupo de trabalho permitir criar, ter ideias e ações que nos permitem crescer e avançar na carreira enquanto profissional da educação”, conta.

Magali destaca que há sete anos, quando o governo atual assumiu, a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da cidade era de 5.3. Após organização de ações pedagógicas mais efetivas; avaliações para acompanhamento da aprendizagem; formações para diretores, coordenadores e professores; este indicador avançou, chegando a 6.5 em 2017, superando a média nacional, a média estadual, a média das redes municipais e a média da rede pública.

Outro aspecto importante no avanço da educação no município são as ações de infraestrutura, pois foram realizadas diversas manutenções e reformas nas escolas municipais, entre elas no CEMEB Paulo Freire, CEMEB Prefeito João Aprillanti, CEMEB Anísio Teixeira, CEMEB Edite Schneider, CEMEB Cecília Benevides de Carvalho Meirelles, CEMEB Armindo Francisco de Oliveira e CEMEB Professora Juvelita P. da Silva. Ainda estão programadas a reforma do CEMEB Juvenal Cândido da Silva, a cobertura da quadra do CEMEB Professor João Baptista Nalini, a ampliação do CEMEB Padre Wilfrido Wieneke e revitalização das quadras das escolas de Ensino Fundamental. Também foram adquiridos mobiliários novos e adequados para os estudantes, armários, mesas para professores e computadores para as áreas administrativa e pedagógica, com a proposta de revitalizar as salas de informática nas escolas. Importante ressaltar o trabalho dos diretores e professores na organização do ambiente escolar, bem como melhorias realizadas com a parceria das famílias.

Outras ações organizadas nesta administração e de grande relevância para a educação foi a ampliação do Atendimento Educacional Especializado de duas para 14 salas, ofertando um atendimento diferenciado na inclusão dos alunos com deficiência, ampliação do atendimento no Centro de Orientação Educacional com atendimento na Unidade Gestora Municipal de Educação com psicólogos, psicopedagogo e fonoaudiólogo, ação complementar das atividades desenvolvidas nas unidades escolares e para os estudantes que apresentam dificuldade de aprendizagem. Além do que já e ofertado para os alunos da rede municipal, foram implementadas de aulas de informática e oferta de alimentação com cardápio elaborado por nutricionistas para os alunos da modalidade de Jovens e Adultos (EJA)

“Realizando uma retrospectiva em minha trajetória na educação, vejo que, hoje, no município de Várzea Paulista, temos avanços significativos nas diversas áreas, e destaco  que o fato de  uma administração comprometida na gestão dos recursos de forma responsável com orçamento equilibrado e planejamento possibilitou ao município avanços e conquistas”, esclarece.

A Unidade Gestora Municipal de Educação, por meio de trabalho intersetorial e parcerias, tem programas e projetos desenvolvidos nas unidades escolares com envolvimento dos alunos e professores desde a educação infantil, como o Programa Primeiríssima Infância parceria com unidade de Saúde e Desenvolvimento Social; Capoeira nas escolas em parceria com a Unidade de Esporte e Cultura; SEBRAE, trabalho em conjunto com a Unidade de Desenvolvimento Econômico; Autoban com ações voltadas para educação meio ambiente; entre outros projetos desenvolvidos nas unidades escolares a partir do  Projeto  Político  Pedagógico. “Neste ano teremos Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) parceria com a Policia Militar, que será desenvolvido em algumas unidades escolares para os alunos de ano 5. Será também  implementado  na Rede Municipal abrangendo desde a educação infantil à Educação de Jovens e  Adultos o Programa de Leitura intitulado ‘Do sonho à realidade: das primeiras letras a uma cidade leitora’”, conta.

“Sei da responsabilidade e das atribuições conferidas a essa função e tenho como meta trabalhar em prol de uma educação de qualidade socialmente referenciada atendendo aos munícipes, pois o trabalho não para!”, finaliza Magali.