Prefeitura realiza programa de combate à dengue em 2020

Saúde - Destaques

Atividades começaram no início do ano e contam com vistorias realizadas aos sábados

A Prefeitura de Várzea Paulista, por meio do setor de Controle de Zoonoses, está atuando para impedir a chegada de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Segundo Éder Carmanini, coordenador do setor de Controle de Zoonoses, este ano é de alerta para surtos epidêmicos no Estado de São Paulo, então será realizado um período de intensificação, com visitas realizadas também aos sábados nas áreas prioritárias e classificadas por sua densidade populacional, como os bairros Cidade nova II, Vila Popular, Vila Real e Jardim Promeca.

“Para o ano de 2020 o período de intensificação deve ser entre a 2° quinzena de fevereiro e final de abril, com o objetivo de acrescentar cerca de 10 mil visitas domiciliares”, finaliza o coordenador.

Visita casa a casa

Nesta sexta-feira (30), a equipe de Zoonoses visitou casas no Jardim Felicidade. Ataíde Ferreira Pires, 65 anos, morador há mais de 40 anos no local, apresentou sua casa para os fiscais, que averiguam o quintal, vasos de plantas, caixa d’água, calhas e qualquer objeto que esteja com acúmulo de água. Eles também orientam ao munícipe descartar materiais acumulados no Ecoponto da cidade.

“Eu tenho horta, o pote de água dos cachorros que eu limpo e troco todos os dias, quando vem a chuva e cai nos pratinhos das plantas eu já tiro, não deixo àgua parada”, explica. “Ninguém teve dengue aqui em casa, então essa visita é boa pra todo mundo ir cuidando pra manter sem mosquito, porque a saúde é o mais importante, né”, considera o aposentado.

Em 2019 foram realizadas 523 vistorias a pontos estratégicos e 28.406 visitas a imóveis na cidade para orientar sobre as formas de prevenção e realizar a eliminação de criadouros e potenciais no interior dos imóveis.

Trabalho contínuo

O combate ao mosquito Aedes aegypti é um programa contínuo no município, que existe desde 2004. As ações são frequentes, em especial a visita domiciliar (casa a casa), além das vistorias a pontos estratégicos, ou seja, ambientes que tenham potencial na dispersão passiva dos criadouros do Aedes aegypti, como as borracharias, comércio de sucata, pátio de veículos, entre outros.

“Realizamos também ações de educação, como um concurso promovido entre as unidades gestoras de Saúde e Educação, no qual o professor aborda o tema da dengue com as crianças durante todo o mês de março, e estabelece uma relação com as famílias dos alunos, informando e instruindo sobre este tema atingindo cerca de 10.100 residências no município de Várzea Paulista.”

Conforme as próprias diretrizes do programa, as atividades de visitação casa a casa já foram iniciadas no primeiro dia útil de janeiro de 2020, com suas ações voltadas para a Vila Real e Jardim Promeca. As ações serão realizadas em outros pontos do município ao longo do ano.