Descarte no Ecoponto é destinado a moradores de Várzea Paulista

Meio Ambiente - Cotidiano Meio Ambiente - Destaques

Devido a grande procura do serviço, descarte será liberado apenas para moradores que comprovarem residir no município

O Ecoponto, espaço destinado para o descarte de materiais recicláveis e entulhos da Prefeitura de Várzea Paulista está com novas regras. A medida é devido ao aumento do descarte proveniente de moradores de outras cidades da região.

Agora, o serviço receberá materiais apenas de moradores de Várzea Paulista, por isso, é necessário seguir as seguintes regras:

• Que a placa do veículo que leva o descarte ao local seja do município de Várzea Paulista ou;
  • Caso o morador tenha o seu carro emplacado em outra cidade, que apresente comprovante de residência em seu nome e documento com foto.

De acordo com o gestor de Meio Ambiente, João de Lima, a nova regra se faz necessária para evitar que o Ecoponto receba entulho de outros municípios. “Todo o material fica sob responsabilidade da Prefeitura para que receba o devido tratamento e destinação, o que gera custos para o município”, explica o gestor.

Como descartar o entulho?

Todo cidadão varzino tem direito de descartar pequenas quantidades de entulho, totalmente gratuito.

Grandes quantidades do material, o munícipe deverá contratar o serviço de transporte de resíduos (caçambeiro).

Quais materiais o Ecoponto recebe?

Pisos, blocos, cerâmica, areia, vidro, metais, pneus, louças, reboco, móveis (desmontados), plástico, madeira, pallets, pontaletes, concreto, eletrônicos, telhas de cerâmica, eletrodomésticos e um espaço exclusivo para gessos.

Quais materiais o Ecoponto não recebe?

O local não recebe pilhas, colas, óleos, tintas, resinas, baterias, amianto, lâmpadas, lixo industrial, lixo hospitalar, lixo doméstico, materiais orgânicos e produtos químicos.

Localização

O Ecoponto fica na Rua Atroaris, número 348 – Jardim Continente e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas; e aos sábados, das 8 às 13 horas. Nos dias de funcionamento, os funcionários se revezam para que o Ecoponto receba os materiais, de forma ininterrupta, não possui pausa no horário de almoço. O espaço não fica aberto somente aos domingos e feriados.