Conselho Tutelar de Várzea Paulista toma posse

Desenvolvimento Social - Destaques

Evento formalizou o novo grupo que defenderá os direitos das crianças e adolescentes do município para o quadriênio 2020/2024

Os novos membros do Conselho Tutelar de Várzea Paulista tomaram posse de suas funções em uma cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (10), no auditório da Praça do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados). O grupo atuará no quadriênio 2020/2024.

O prefeito Juvenal Rossi participou do encontro e deu as boas-vindas aos novos Conselheiros. Além de agradecer pelo serviço prestado pelo antigo grupo, Rossi destacou a importância do serviço dentro da sociedade e principalmente pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes da cidade. “A sociedade muda, os direitos são mais pleiteados, mas ao mesmo tempo são mais desobedecidos, então você precisa do Conselho Tutelar para socorrer aquela criança e aquele adolescente cujos direitos não estão mais sendo respeitados”, comentou o prefeito.

O vice-prefeito Rodolfo Braga enfatizou a importância que os novos membros terão em zelar pela capacitação dos jovens. “Quando trabalhamos com crianças, estamos trabalhando com a maior matéria prima do mundo, que é o desenvolvimento da capacidade de pensar”, comentou. “Se nós todos governantes tivermos esse olhar de preparar a criança para o futuro, então estaremos no caminho para a salvação do nosso mundo”.

A gestora municipal de Desenvolvimento Social, Simone Bifani agradeceu por todos pelo desempenho e pela razão que cercou os trabalhos do Conselho Tutelar. “Não é um trabalho fácil, mas quero agradecer por todo o empenho que tiveram com nossas crianças do município, que sempre que precisarem, estaremos à disposição” disse a gestora.

CMDCA

“Em algum momento da vida, todos nós fomos crianças, e todos tivemos um sonho, e muitos de nós os alcançamos, então agora é a nossa vez de pensar nas crianças que estão lá fora, pois elas também querem um dia se tornarem adultos”, disse a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Várzea Paulista (CMDCA), Tânia Maura Gomes. Ela continuou sua fala comentando, que para que isso aconteça, não é apenas responsabilidade do CMDCA ou do governo constituído, mas sim de toda a sociedade.

Retribuição

Jessé de Souza Estrela é um dos titulares, destacado como segundo mais votado (total de 183 votos) e conta como sua história de superação foi importante em sua vida e para os deveres que exercerá futuramente. A ausência dos pais durante a adolescência e a presença constante das drogas e crime o levaram a ser detido aos 16 anos. Na Fundação Casa, lugar em que passou 8 meses, ele repensou sobre a vida. “Tendo meu passado conturbado, uma infância e adolescência difícil, até mesmo com passagens pela Fundação Casa”, diz. “Meu principal objetivo como Conselheiro será auxiliar a criança e o adolescente nessas questões e evitar que passem pelo mesmo constrangimento que eu também passei”, afirmou Jessé.

Também se destacam entre os titulares Larissa Moraes (362 votos), Solange Maria de Almeida (169 votos), Eliane Vasconcelos (reeleita com 149 votos) e Luana Cardoso (139 votos).