Janeiro Branco: cuidar da mente é cuidar da vida!

Saúde - Destaques

Preservar a saúde mental é fundamental para uma vida feliz. Várzea Paulista oferece importantes serviços de apoio nos CAPS.

Se você tem, ou conhece quem tenha problemas relativos à saúde mental, dependência de álcool ou drogas, depressão ou pensamentos suicidas, saiba que a Campanha Janeiro Branco foi criada para compreendermos o conceito de saúde mental de forma ampliada, como um estado de equilíbrio que proporciona bem-estar ao indivíduo e a sociedade como um todo. Foi pensada, planejada e projetada para a promoção de Saúde Emocional nas vidas de todos os indivíduos, buscando estratégias políticas, sociais e culturais para a prevenção de doenças mentais.

O que é Saúde Mental?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

Onde seu suporte é oferecido?

A atenção em saúde mental é oferecida no Sistema Único de Saúde (SUS).

A Rede de Cuidados em Saúde Mental, Crack, Álcool e outras Drogas prevê, a partir da Política Nacional de Saúde Mental, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), os Serviços Residenciais Terapêuticos, os Centros de Convivência e Cultura, as Unidades de Acolhimento e os leitos de atenção integral em Hospitais Gerais.

Além de atender pessoas com transtornos mentais, estes espaços acolhem usuários de álcool, crack e outras drogas e estão espalhados pelo país, modificando a estrutura da assistência à saúde mental.

Onde conseguir apoio em Várzea Paulista?

Várzea Paulista disponibiliza os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) Adulto e Infantil onde conta com uma equipe multidisciplinar capacitada para atender pacientes com doenças mentais. O trabalho é pautado pelo respeito aos direitos humanos, promovendo a autonomia e socialização das mais de 450 pessoas atendidas.

O CAPS Adulto fica na Praça Anísio Ribeiro de Lima, nº 51, no Jardim Primavera.

Enquanto o Infantil fica na Praça Castro Alves, s/nº, na Vila São José.

Valorizando a vida

Fundado em São Paulo em 1962, o Centro de Valorização da Vida é uma associação civil sem fins lucrativos. Realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, através do Programa CVV de Valorização da Vida, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo pelo telefone 188, email e chat 24 horas todos os dias no site cvv.org.br.