Parque das Orquídeas é um dos destaques de Várzea Paulista

Esporte e Lazer - Destaques Sem categoria

Localizado no Jardim América IV, parque possui área de lazer, quadras poliesportivas, parque infantil e muita natureza

O Parque das Orquídeas foi fundado em 2004, como um benefício aos moradores de Várzea Paulista, após o encerramento do aterro sanitário. Destinado a atividades físicas e ao lazer da população, a área possui pista de caminhada, parque infantil e aulas de Ginástica Feminina e Capoeira.

O espaço é inteiramente dedicado ao lazer, contendo desde áreas para atividades físicas até churrasqueiras para uso da população. Além de um amplo espaço e uma nova decoração que mantém o visitante mais próximo da natureza, com os novos jardins floridos e as árvores frutíferas plantadas.

O Parque conta com duas quadras de futebol de areia, duas de futsal, uma de vôlei de areia, tênis e pista de caminhada. Além de outras áreas de lazer, como um parque infantil, duas churrasqueiras e um salão de festas, que podem ser reservados pelo público com agendamento prévio. O local também possui bancos espalhados por todo o parque, bebedouro e banheiros masculino e feminino.

A chefe de campeonatos da Prefeitura, Gerlândia Oliveira trabalha no parque desde sua inauguração, e conta com muito orgulho, que é significativo participar de todas as transformações. “Eu gosto de estar próxima à natureza, no começo todas essas árvores eram apenas pequenas mudas, e agora todas elas estão enormes. E ainda tem mais coisas vindo por aí, é gratificante poder participar de tudo”, conta.

Gerlândia Oliveira

Nova decoração

A revitalização do parque está contando com uma nova e alegre decoração. Esse resultado só foi possível graças aos jardineiros, Teofânia Benedita da Silva e o Moisés de Fátima Vieira, que cuidam dos jardins floridos, da manutenção das árvores e de mais de 200 mudas que foram plantadas durante o ano 2019. Tudo feito com muita dedicação e carinho com a natureza.

Jardineiro Moisés de Fátima Vieira

Dentre as árvores, também estão inclusas árvores frutíferas, como laranjeiras, mangueiras, amoreiras, pitangueiras, goiabeiras, jaqueiras e abacateiros. “A gente não vê problema em deixar as pessoas colherem as frutas, as árvores estão aqui para isso mesmo”, conta Moisés.

Boa parte da decoração florida do parque foi recebida por doações, tanto dos jardineiros como da população que mora nos arredores. “Só pedimos para que ninguém maltrate as árvores e as flores, afinal não foi só eu e a Teofânia que as trouxemos para o parque, isso é trabalho de todos que querem ver o parque mais decorado”.

Aulas de Ginástica e Capoeira

O parque também disponibiliza ao público aulas de Ginástica Feminina às quartas e sextas-feiras no período da manhã, entre às 08 e 09 horas. E aulas de Capoeira às sextas-feiras à tarde, das 13h30 às 15h30, e aos sábados de manhã, das 9 às 12 horas.

As inscrições para as aulas devem ser feitas com os professores das respectivas aulas durantes estes horários. Também está previsto a inclusão de novas modalidades para 2020, como Futebol de Areia e Vôlei de Areia.

Eventos

No ano passado o Parque das Orquídeas também organizou diversos eventos, como a Caminhada da Amizade – convidando as alunas de Ginástica Feminina para participarem da atividade, além de uma aula de Zumba – e o 1º Festival de Futebol de Areia – trazendo times nas categorias Feminino e Masculino Sub 15 para participar das competições e entrega de troféus e medalhas.

Para 2020 está sendo organizada a campanha ‘Eu Sou Amigo do Parque’, que consiste na conscientização ambiental para os munícipes, além da reposição de algumas mudas de árvores no espaço, criar novos jardins e utilizar materiais recicláveis para montar esculturas e outros utensílios para as atividades de plantação.

Também está prevista a realização da Clínica de Goleiros, que reunirá atletas e principalmente de goleiros da região para oferecer às escolhinhas de futebol um dia de vivência e ensinamento sobre esta posição dentro do esporte.

Localização

O Parque das Orquídeas está localizado na Rua Francisco José de Santana, 140 – Jardim América IV. Para chegar ao local é necessário seguir pela Avenida Pacaembu até chegar ao cemitério municipal, em seguida seguir até o final da Rua Francisco José de Sant’Ana, no Jardim América IV, a entrada do parque fica à esquerda. O uso das áreas de lazer e agendamento da churrasqueira e do salão podem ser realizados das 08 às 17h30.

Aterro funcionou por 20 anos

O aterro sanitário de Várzea Paulista, localizado no Jardim América IV, encerrou definitivamente suas atividades no dia 31 de março de 2006. Há quatorze anos, cerca de 150 mil toneladas de lixo deixaram de ser depositadas no antigo aterro anualmente.

Seis cidades depositaram lixo no local durante 20 anos: Várzea Paulista, Jundiaí, Campo Limpo Paulista, Vinhedo, Louveira e Cajamar. Esses municípios constituem o Consórcio Intermunicipal do Aterro Sanitário (Cias) e, em 2004, assinaram o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), documento que trata do encerramento do aterro sanitário, sua manutenção e a construção de obras de compensação na região

Parte do terreno do antigo aterro foi transformado no Parque das Orquídeas, em área considerada totalmente estabilizada, livre da emissão de gases.