Mais de 19 mil pessoas comparecem ao Natal Iluminado Sustentável

Cultura e Turismo - Cotidiano Cultura e Turismo - Destaques

Nos 17 dias de evento, grande número de famílias curtiram o tradicional trenzinho, apresentações natalinas, e outras opções de entretenimento

Natal Iluminado Sustentável, festa de Várzea Paulista que é referência na região, conseguiu agitar a cidade, na edição deste ano, entre os dias 6 e 22 de dezembro, com atrativos diversificados. Em todos os dias da festa, diversas famílias puderam aproveitar o rol de atrações, ofertadas principalmente na Praça da Bíblia: trenzinho natalino que fez percurso por pontos iluminados pelos enfeites produzidos com mais de 300 mil garrafas PET, Vila do Papai Noel, atrações natalinas, apresentações artísticas variadas, feirinha de artesanato e praça de alimentação, com muitas opções. A festa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Várzea Paulista e a ACE (Associação Comercial Empresarial) do município.

Trenzinho foi sucesso

O meio de transporte iluminado, tradição do Natal Iluminado Sustentável, literalmente bombou. Não faltaram interessados na atração. Ao longo dos 17 dias de evento, mais de 19 mil pessoas curtiram o tour por pontos iluminados da cidade. O intuito da atração foi permitir a convivência e fortalecimento de vínculo entre os munícipes participantes, que precisam se sentir iguais uns aos outros.

Carreta do ‘bom velhinho’

O Papai Noel passou por diversos locais do município, nos dias 6, 7 e 20 de dezembro, ao lado da Miss Brasil Pré Teen Universe 2019, a simpática varzina Laura Silva. Dentre as várias pessoas encantadas com a bela e chamativa carreta, destacaram-se as crianças e adolescentes dos bairros da Região Norte e Jardim Promeca, nos quais o bom velhinho passou na noite do dia 7.

Após receber simbolicamente a chave da Vila do Papai Noel das mãos do prefeito Juvenal Rossi, no primeiro dia da festividade, o homem dos presentes atendeu as crianças e fez fotos com elas, na casa natalina, toda feita de materiais recicláveis. Após o registro, os pequenos receberam balinhas. A presença na morada do bom velhinho também foi bastante considerável nos dias do evento.

Cultura de sobra

Não faltaram atrações artísticas e gratuitas para o público da festa. Um dos pontos altos da parte cultural foi a peça “Para Sempre Natal”, por meio da Unidade Executiva de Cultura, na noite do dia 19, no Espaço cidadania. A apresentação abordou temas como solidariedade, respeito e gratidão, em torno de três núcleos principais estabelecidos pelo escritor e diretor do número, José Moreyra: uma avó com crise de memória, duas meninas questionadoras, e a história de Madalena, uma cidadã iluminada que soube demonstrar em vida o verdadeiro espírito do Natal. O foco foi passar mensagens das coisas simples da vida como compaixão, solidariedade, respeito, fé, amor, acolhimento e, sobretudo, da gratidão por pessoas que, em dado momento, assinaram um contrato para permanecerem para sempre na vida do próximo.

Outro trabalho interessante foram as canções natalinas interpretadas pela Banda Sinfônica Jovem, da escola pública de música Musicarte, de Várzea Paulista, na noite do dia 6.

Enfeites cheios de luz

Mais de 300 mil garrafas PET foram usadas por servidores do Fuss (Fundo Social de Solidariedade) varzino, órgão que coordenou o trabalho, Unidade Gestora Municipal de Desenvolvimento Social, e alunos municipais para produzir lindos enfeites, bastante iluminados, em vários pontos da cidade. Na Praça da Bíblia, sede do evento, muita gente parou para tirar aquele foto bacana no trenó do Papai Noel, ou até mesmo registrar a grande árvore de Natal, por exemplo.

A presidente do Fuss e primeira-dama, Ângela Rossi, agradeceu aos envolvidos, na abertura oficial do evento, dia 6. “Os servidores da Unidade Gestora de Desenvolvimento Social foram grandes parceiros, assim como os servidores do Fundo Social e todos os outros que nos auxiliaram. Também agradeço às crianças das escolas municipais que nos ajudaram a fazer os anjos que estão na Avenida Fernão Dias Paes Leme”.

Marco legal

O Natal Iluminado Sustentável se tornou um projeto de lei, autorizado pela Câmara Municipal recentemente. Assim, com uma lei específica, a realização do evento passa a ser obrigatória na cidade. “Criamos essa festa em 2013, por conta de nossa dificuldade financeira, mas ela cresceu e está melhor a cada ano”, afirmou o prefeito, na solenidade inaugural do evento, dia 6. O gestor destacou ter o maior prazer em realizar o evento todo ano. “O Natal Iluminado me dá orgulho. Vivemos um clima de amizade, caridade. Só o Natal propicia isso. Fico emocionado com o que vocês estão me proporcionando hoje, aqui”, elogiou.