UBS da Vila Popular é reinaugurada

Saúde - Destaques

Prédio foi reformado e ampliado, e a partir de janeiro, contará com atendimento de acupuntura, clínico geral e pediatria

Nesta quinta-feira (19), foi reinaugurada a Unidade Básica de Saúde da Vila Popular. As obras de reforma e ampliação foram finalizadas antes do tempo previsto, contribuindo para o retorno dos atendimentos sexta-feira (20). A partir de janeiro, a UBS contará com atendimento de acupuntura, clínico geral e pediatria.

O evento de reinauguração da Unidade contou com uma benção ecumênica, através das palavras do diácono e gestor executivo de Saúde, Húdele Fabrício da Silva. “O serviço de saúde é uma grande bênção para quem precisa. Toda pessoa que se dedica a cuidar dos enfermos, dos que estão com dor, e muitas vezes, sem esperança é um verdadeiro bálsamo”, diz. “Que aqui a população se sinta acolhida, sempre encontre um amigo e um abraço”, afirmou.

O prefeito Juvenal Rossi destacou que o serviço de saúde deve ser acolhedor, oferecer carinho e atenção. “Um prédio novo e amplo é importante, mas é a equipe da UBS que fará a diferença na vida dos pacientes. Investir na saúde é valorizar a população”, falou o prefeito. Juvenal também pediu a colaboração da população para zelar pelo prédio da UBS. “Hoje entregamos a unidade em perfeitas condições, mas precisamos da colaboração de todos vocês para conservar e denunciar qualquer ato de vandalismo contra esse importante serviço”, ressaltou.

O gestor de Saúde, José Roberto Spinucci, destacou a valorização que a atual gestão proporciona a saúde. “Já passei por oito gestões e o Juvenal é o primeiro prefeito a cuidar com tanto carinho da área da saúde. Sou muito grato por fazer parte desta equipe e poder contribuir com essa cidade”.

Já o gestor de Obras, Josué Santana, falou que é uma grande alegria concluir mais uma obra. “Todos sabemos o quanto uma reforma é mais complexa que uma construção nova, mas a população de Várzea Paulista merece mais essa conquista”.

Também participaram do evento o vice-prefeito e gestor de Educação Rodolfo Braga, comandante da GCM Pedro Eli, o sub comandante da GCM Dejair Perini, o gestor de Meio Ambiente, João de Lima, os vereadores Guilherme Zafani, Osmar do Mirante, Robertinho, o presidente do Comus (Conselho Municipal de Saúde) varzino, Crisostomo Pinheiro de Faria Junior, entre outros.

Prédio renovado e ampliado

A gerente da UBS Vila Popular, Claudia Dias, mostrou-se muito grata em retornar para o prédio, após oito meses de trabalho na UBS Jardim Bertioga. “Agradeço à minha equipe, aos gestores envolvidos na reforma, à gerente da UBS Bertioga, Edjane; ao Conselho Local de Saúde e ao André Ramiro, da Unidade Gestora de Saúde”, falou. “É muito bom voltar para casa, um local que proporciona um bom acolhimento aos nossos servidores e aos usuários”.

Claudia informou que a UBS Vila Popular será a primeira a contar com o atendimento de acupuntura, e que a partir de janeiro, a equipe médica estará completa, com novos profissionais na área de clínica geral e pediatria. “Todos os atendimentos voltarão a ser realizados aqui”, afirmou.

O prédio antigo, construído na década de 80, recebeu troca na parte elétrica, hidráulica, piso, louças (vasos sanitários e pias), janelas, portas, gradil, azulejos, ferragens, metais, telhas, rufos, calhas e pingadeiras. A obra também contemplou área de acessibilidade, com trabalho de cobertura da unidade, impermeabilização da laje com a colocação de uma manta asfáltica. Além disso, foram 84 m² de ampliação, com dois consultórios médicos e uma sala de acupuntura construídos.

A obra é fruto de uma parceria com o Governo Federal, o valor total da obra é de R$ 439.371,97, valor que contempla toda a reforma e a ampliação, destinadas pelos deputados Miguel Haddad e Orlando Silva.

A Unidade Básica de Saúde da Vila Popular está localizada na Rua Itaóca, 294.

Prefeitura reforma UBSs

UBS Jardim Cruz Alta, UBS Cidade Nova II, UBS Jardim Bertioga, UBS Jardim Paulista, UBS Vila Popular, USF Vila Real e UBS Jardim Alessandra são os prédios dedicados a atenção básica da população que já receberam melhorias estruturais, garantindo um espaço amplo e de qualidade para a população e os servidores públicos.

E para 2020, a expectativa é que mais quatro unidades sejam reformadas, são elas: Jardim Buriti, Jardim América III, Jardim Promeca, Jardim América IV. Dos 13 prédios UBSs do município, sete já receberam melhorias.