Prefeitura antecipa pagamento da segunda parcela do décimo terceiro

Finanças - Cotidiano Finanças - Destaques

Adiantamento do 13º salário dos servidores só foi possível porque há em Várzea Paulista saúde financeira, austeridade fiscal e compromissos de longo prazo com a cidade.

Vários municípios brasileiros vêm enfrentando grave crise financeira. A cidade do Rio de Janeiro é, infelizmente, um exemplo típico. O Rio há meses não consegue honrar os seus compromissos financeiros, e isso vem afetando diretamente nos serviços prestados à população, com destaque na área da saúde. Outras cidades também enfrentam problemas semelhantes aos da “Cidade Maravilhosa”, fazendo com que esse cenário de caos administrativo deixe de ser exceção.

Já Várzea Paulista caminha na contramão disso. O choque de gestão implantado pela administração provocou relevantes mudanças de hábitos e vem apresentando resultados incontestáveis. Um deles é o pagamento em dia, e muitas vezes, adiantado, dos salários e benefícios dos servidores, como o depósito do 13º feito nesse dia 18, dois dias antes da data obrigatória.

Para Marli Ramos, Gestora Municipal de Finanças, “esse tipo de ação, embora aparentemente sem importância, é sinal efetivo de que as finanças municipais hoje vivem um momento muito diferente daquele herdado em 2013”.

“O planejamento orçamentário tem como base obter um controle sobre os gastos e sua aplicação de acordo com as diretrizes previamente determinadas, assim, podemos, de certa forma, prever como e onde investir os recursos de forma mais clara, objetiva e eficiente. Todos os gestores e servidores tem mérito nessa conquista. O equilíbrio financeiro é o resultado de um esforço de todos.” Disse João Paulo Souza, Gestor Municipal de Planejamento e Inovação.

O prefeito Juvenal Rossi também falou sobre a antecipação do benefício. “O pagamento antecipado do 13º é uma maneira singela de agradecer a todos os servidores pelo empenho e dedicação no decorrer do ano. Também é uma forma de fomentar o comércio nesse final de ano. Assim como realizado durante toda a nossa gestão, temos feito o possível e o impossível para manter rigorosamente em dia os salários e os pagamentos ao FUSSBE”.

Elogio do Tribunal de Contas

O reconhecimento dessa gestão, que tem como foco o equilíbrio financeiro e o controle de despesas, sem perder a eficiência dos serviços e o avanço em obras essenciais para a cidade, foi apresentado de forma oficial pelo Tribunal de Contas que, na reavaliação, aprovou as contas de 2016. Os conselheiros levaram em consideração o grande esforço para tirar a cidade de um déficit de mais de 70 milhões e colocar as contas no azul, deixando claro que essa responsabilidade deveria ser comum às administrações, reiterando Várzea Paulista como referência e exemplo.