Várzea Paulista ganha o Balcão do Empreendedor

Desenvolvimento Econômico - Cotidiano Desenvolvimento Econômico - Destaques Sebrae Sem categoria

Solenidade marca inauguração de novo serviço que simplifica e facilita a vida de empreendedores varzinos

O Balcão do Empreendedor de Várzea Paulista, parceria do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) com a Prefeitura, iniciou seu funcionamento na manhã desta terça-feira (17), no Facilita. Após a solenidade oficial, com a presença do prefeito Juvenal Rossi e várias outras autoridades municipais, houve o descerramento da placa inaugural. O órgão simplifica e agiliza processos de constituição de empresas na cidade e possibilita avaliação simultânea das solicitações dos interessados (licenças ambientais, certidões e outros documentos), por meio de trâmites integrados com os órgãos de governo envolvidos no processo de licenciamento.

O órgão responsável pelo gerenciamento do setor é a Unidade Gestora Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Fazenda. De acordo com o gestor máximo da pasta, Marco Antônio Bueno, após o atendimento aos MEIs (Micro empreendedores individuais), a partir de janeiro as microempresas deverão passar a ser atendidas e deverá ser implantado um atendimento online em breve.

O gerente regional do Sebrae na região que engloba Várzea Paulista, Thiago Farias, parabenizou o Município pela coragem de abraçar o desafio de implantar mais um serviço. “O Balcão do Empreendedor é um ‘abraço’ no empresário. O Sebrae é uma instituição que gosta de perder clientes, pois isso é sinal de que os eles estão progredindo e tocando seus negócios com sucesso. O objetivo de nossas ações é que os empreendedores que estão dando seus primeiros passos possam aprender e planejar bem seus trabalhos para serem bem-sucedidos. Tenho certeza de que os empresários atendidos pelo novo serviço terão um futuro brilhante”.

O prefeito Juvenal Rossi entende que, por conta das características demográficas da cidade, é extremamente relevante ao desenvolvimento econômico da cidade apoiar micro e pequenos empreendimentos. Assim, tais comércios e indústrias poderão permanecer na cidade e progredir, o que gerará cada vez mais empregos. “A administração municipal deve atuar para facilitar a vida desses empreendedores, na parte burocrática — o Balcão do Empreendedor será uma ferramenta muito importante nesse sentido —, e na infraestrutura, que estamos melhorando bastante desde que assumimos a Prefeitura”, declarou.

Nesse sentido, o prefeito também estimulou os presentes a confiarem cada vez mais no comércio varzino, que cresceu muito desde que a administração municipal atuou começou, em 2013. O novo momento vivido por Várzea Paulista se deve a melhorias estruturais como o salto de 3% para 94,4% de esgoto tratado, um dos maiores índices do Brasil. “Hoje Várzea Paulista não deve nada a ninguém. Temos opções e bons preços”.

De 2013 até hoje, Várzea Paulista saltou de 440 para 6.080 MEIs, um crescimento de 1.300%. O gestor municipal de Desenvolvimento Econômico, Marco Bueno, fez questão de demonstrar esse número e apresentar a mudança que está acontecendo na cidade. “Converso com os empresários e vejo que o clima está diferente. É possível sentir a evolução da cidade. O clima mudou. “Queremos que isso se mantenha e o progresso seja cada vez maior”.

O gestor fez questão de enaltecer o trabalho dos servidores de sua pasta municipal, em especial os envolvidos na conquista do Balcão do Empreendedor, último compromisso atendido, dentre os do plano de governo da atual administração relacionados à sua pasta. “Tenho muito orgulho em trabalhar com todos os setores de nosso órgão. Hoje vejo os funcionários felizes em seu atendimento à população”, relatou Bueno.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 17.12.19-interna9-balcao-empreendedor.jpg

Segundo o gestor municipal de Educação, Rodolfo Braga, outra parceria bem-sucedida entre a Prefeitura e o Sebrae, o programa Jepp (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), aplicado em escolas municipais para estimular o empreendedorismo e gastos conscientes das famílias, será ampliado em 2020. Em 2019 já foram contemplados 4.000 alunos municipais e, no próximo ano, todas as escolas municipais participarão da iniciativa.

O Balcão do Empreendedor fica no piso térreo do Facilita, localizado na Rua João Póvoa, 97 – Jardim do Lar. O funcionamento é das 08h30 às 16h.

Como abrir seu negócio

Se você está interessado em ter seu próprio empreendimento, confira o passo a passo no link bit.do/fk8wb.