Projeto Capoeira nas Escolas encerra o ano com grande festividade

Educação - Destaques

Projetos iniciado neste ano para alunos e professores atingiu 12 instituições de ensino de Várzea Paulista

Os professores de Artes e Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Várzea Paulista participaram na última sexta-feira (06), do encerramento do projeto de formação voltado à capoeira. A apresentação foi realizada no Ginásio de Esportes da Vila Popular.

Este foi o primeiro ano de organização das oficinas de capoeira, e o encerramento foi marcado com muita alegria dos alunos, enquanto o mestre Bola 7 interagia e os convidava para participar das músicas e exercícios. Em seguida os professores participantes do projeto se juntaram com seus instrumentos confeccionados à mão.

“Acho que isso acrescentou para a vida de cada aluno” comenta o Coordenador de Artes e Educação Física, Fabiano Mantovani. “A capoeira é uma filosofia de vida, como diz o mestre Bola 7, e trabalha o esporte, movimento corporal, além de ser uma vivência como respeito à cultura afro-descendente”, conclui.

A iniciativa atingiu 12 escolas municipais, com foco nos 5ºs anos do Ensino Fundamental. “Fizemos uma aula piloto com os alunos do Ensino Infantil através de desenvolvimento corporal, isso foi muito importante, porque foi a primeira vez que vi a capoeira sendo desenvolvida com essas crianças. Então quem sabe a gente não consiga trazer o projeto, além dos 5ºs anos, também para o Ensino infantil no ano que vem?” revela Fabiano.