Natal Iluminado Sustentável começa com muita animação e encantamento

Governo e Administração - Destaques

Carreata do Papai Noel foi ponto alto da festa, sexta-feira (6), que também contou com música, comida boa e muitas famílias varzinas

A chegada do Papai Noel em sua linda e imponente carreta foi o destaque da primeira noite do Natal Iluminado Sustentável 2019, parceria da Prefeitura de Várzea Paulista com a ACE (Associação Comercial Empresarial), sexta-feira (6), na Praça da Bíblia. O local é sede da Casa do Papai Noel, trenó, presépio e outros belos espaços enfeitados com garrafas recicláveis e muito capricho.  O evento, referência na região, teve palavras de autoridades municipais sobre a importância do Natal como confraternização, união e paz. Também houve espaço para as belas músicas natalinas interpretadas pela Banda Sinfônica Jovem, da escola pública de música Musicarte, de nossa cidade. Tudo acompanhado por muitas famílias, repletas de crianças encantadas com o bom velhinho.

A carreata natalina saiu do Paço Municipal, percorreu a Avenida Fernão Dias Paes Leme da cidade até a Vila Cristo e retornou até a Praça da Bíblia, na qual o Papai Noel foi recebido sob olhares encantados do público presente, em especial as crianças.

O prefeito Juvenal Rossi, durante a solenidade de abertura, informou que o Natal Iluminado Sustentável já é projeto de lei e logo estará na legislação municipal, e sua realização será obrigatória. “Criamos essa festa em 2013, por conta de nossa dificuldade financeira, mas ela cresceu e está melhor a cada ano”, disse o gestor, que destacou ter o maior prazer em realizar o evento todo ano. “O Natal Iluminado me dá orgulho. Vivemos um clima de amizade, caridade. Só o Natal propicia isso. Fico emocionado com o que vocês estão me proporcionando hoje, aqui”.

Rossi também aproveitou a oportunidade para enaltecer o trabalho da escola de música municipal, Musicarte, que promoveu a interpretação de canções natalinas. “Existem hoje mais de 200 alunos em nossa escola de música (Musicarte), que é muito mais do que uma escola comum. É uma integração. A música é uma linguagem universal, que pode ser usada e entendida por qualquer pessoa, em todo o mundo. Várzea está vivendo um novo momento”, elogiou.

A ideia da gestão municipal é promover uma festa ainda melhor em 2020. “Queremos que o Natal seja ainda melhor no ano que vem, possivelmente com a instalação dessa sede que temos aqui em outros locais, como o Complexo Esportivo e Social Kim Nozaki, por exemplo”, adiantou.

A presidente do Fuss (Fundo Social de Solidariedade), Ângela Rossi, fez questão de agradecer todos os envolvidos na realização do evento. “Os servidores da Unidade Gestora de Desenvolvimento Social foram grandes parceiros, assim como os servidores do Fundo Social e todos os outros que nos auxiliaram. Também agradeço às crianças das escolas municipais que nos ajudaram a fazer os anjos que estão na Avenida Fernão Dias Paes Leme”, reconheceu. “Tudo que foi feito é para vocês. Deus abençoe todos. Feliz Natal a todos!”, finalizou.

Aprovação

O presidente da ACE, Emerson Afonso, elogiou a Prefeitura pela realização do evento e convidou a população a apoiar o comércio local. “É um prazer grande fazer parte desta festa. Toda a equipe da Prefeitura está de parabéns. É muito fácil fazer uma grande festa quando se tem muito dinheiro. O difícil é fazer algo assim de forma mais criativa, sem gastar tanto. Nosso comércio precisa muito de vocês. Aqui tem tudo”, afirmou.

O prefeito também aproveitou a oportunidade para enaltecer o crescimento do comércio varzino e a coragem de comerciantes que suportaram momentos mais difíceis da economia do município, antes de 2013, e mantiveram seus estabelecimentos em funcionamento. ”É preciso deixar de ter vergonha de nascer, morar e viver em Várzea Paulista. A cidade está mudando, o mau cheiro sumiu. Existem lojas âncoras que estão chegando desde que iniciamos nosso mandato. Elas atraem outros empreendimentos para a cidade, uma vez que os empresários percebem o potencial de investimento do povo varzino. Deem uma chance ao comércio de Várzea Paulista”, declarou.

Neia Santos, moradora de Várzea Paulista há nove anos, foi à abertura do evento com esposo, o filho Fabrício de 4 anos, e primos. Ela destacou que a festa está mais bonita do que a do ano passado. “Todo ano a gente vem. Este ano está tudo perfeito, mais colorido”, elogiou.

‘Repeteco’

Na noite do sábado (7), a carreata do Papai Noel passou pelos bairros da Região Norte e Jardim Promeca. Adultos, crianças e adolescentes pararam para ver o papai Noel e se encantar com o clima de Natal. O Complexo Esportivo e Social Kim Nozaki, do Jardim Promeca, que também está iluminado, foi um ponto de concentração interessante.

Participe!

A programação vai até 20 de dezembro, com apresentações artísticas no clima da festa, trenzinho natalino, shows, feira artesanal e muitas opções de alimentação, todos os dias, das 18 às 21 horas, com almoço no final de semana. A grande festa varzina é marcada, mais uma vez, pelos lindos enfeites de material reciclável, em vários pontos da cidade, feitos pelo Fuss (Fundo Social de Solidariedade), com importante apoio da Unidade Executiva de Cultura e Unidade Gestora de Cultura e alunos municipais. Ao todo, mais de 300 mil garrafas PET foram usadas neste ano. A Praça da Bíblia fica na Avenida Costa e Silva, s/n — Jardim Primavera.