Evento comunitário recebeu grande quantidade de peças de roupa e outros artigos em perfeito estado
A 15ª Feira de Troca Criativa foi realizada nesta quarta-feira (04) na Rua Pedro Poloni, ao lado da entrada da Prefeitura de Várzea Paulista. O objetivo do evento foi promover o consumo consciente e fazer com que os participantes reflitam sobre seus critérios de compra.
Neste ano, a feira foi organizada na própria rua da prefeitura, ao invés de dentro de um dos CRAS. Para participar era preciso ir até uma das instalações do CRAS durante a semana anterior para entregar os itens que seriam avaliados e, posteriormente encaminhados para a feira. Ali foram recebidos para troca principalmente peças de roupas e acessórios, além de alguns artigos, como brinquedos infantis.
“Essa é a primeira vez que juntamos os três CRAS – Norte, Oeste e Central, para um fortalecimento de vinculo”, comentou a gestora de Desenvolvimento Social, Simone Bifani. “As famílias podem interagir entre si, e ver algo que já foi utilizado, ganhar vida nova com outras pessoas”.
Para organizar o sistema das trocas, a equipe da Unidade Gestora de Desenvolvimento Social criou uma moeda social para realizá-las, no qual as pessoas trocam os produtos por essa moeda, nomeada de “meca”, e por meio dela adquiram os itens que lhes interesse.
Dona Maria Helena, de 68 anos, conta que a troca vale a pena e que as mecas valem muito na feira. “Gostei, nunca tinha vindo antes, mas estou achando muita coisa boa e de qualidade”, comentou a moradora varzina. “Já até enchi minha sacola, comprei muitas roupas, brinquedos para meus netinhos, é muito bom”.