Várzea Paulista ganha aplicativos e novo portal da Prefeitura

Apps permitem acompanhar consultas agendadas e desempenho escolar de alunos municipais, entre outros ganhos; portal facilita acesso a informações de interesse público

A Prefeitura de Várzea Paulista conta agora com três importantes inovações: os aplicativos Cidadão Online e GRP Mobile, e um novo portal. Na tarde dessa quinta-feira (28), com a presença de diversas autoridades municipais, houve o lançamento oficial das conquistas. Entre os principais ganhos, estão a possibilidade de acompanhar consultas agendadas e o desempenho escolar de alunos das escolas municipais, pelo app Cidadão Online, e o acesso mais rápido a dados de interesse da população, no portal.

“As inovações elevam o patamar da cidade e colocam a Prefeitura no mesmo nível de gestão das administrações mais desenvolvidas do país”, explica o gestor municipal de Planejamento e Inovação, João Paulo de Souza, do setor fundamental para o desenvolvimento das novas ferramentas.

Cidadão Online

O aplicativo Cidadão Online oferece ao morador de Várzea Paulista os serviços de abertura de Ouvidoria, protocolo, acompanhamento de consultas, monitor acadêmico (situação do aluno comparada à da sala e dos que possuem melhores desempenhos) e 2ª via de IPTU. No ícone de notificações (sino) o cidadão tem acesso às linhas de ônibus entre bairros, Manual dos Serviços Públicos, notícias e telefones úteis.

O app é compatível com os sistemas operacionais Android e IOS, sendo encontrado nas lojas de aplicativos (Play Store e IOS) como ‘Cidadão Online’, da Sonner Sistemas de Informática Ltda. Para ter acesso aos serviços é necessário fazer um cadastro, informando nome, e-mail, cadastrar senha e localização. Caso o munícipe receba a notificação de que já existe um e-mail cadastrado, deverá informar o esquecimento da senha, para poder recriá-la.

Durante o lançamento oficial, também foi possível direcionar o leitor de QR code para baixar os aplicativos, algo que os munícipes em geral também podem fazer.

Conheça as funcionalidades do Cidadão Online:

Saúde

Funcionalidade disponibiliza o acompanhamento de consultas agendadas.

Escola

Acompanhamento escolar — os pais ou responsáveis legais dos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino terão acesso à lista de chamadas e notas máxima e média da sala, além das notas do aluno. “Muitas vezes o pai pergunta para o filho como está na escola e ouve que está tudo bem, mas não é bem essa a verdade. Com esse acompanhamento, será possível saber a exata situação do aluno. Na educação, essa ferramenta será muito importante”, afirmou o prefeito.

Abertura de solicitação à Ouvidoria

O cidadão encontra todas as solicitações anteriores realizadas na Ouvidoria Municipal e pode fazer novas sugestões e reclamações. Além de solicitar informações e serviços.

Também será possível enviar fotos e marcar a localização da ocorrência.

Guia de serviços públicos

O manual já existente, com todos os telefones, endereços e horários de atendimento dos órgãos públicos que prestam serviços municipais, também ficará disponível no app.

Transporte

A funcionalidade disponibiliza todos os horários e itinerários dos ônibus de transporte público entre bairros.

2ª via de IPTU

A pessoa ou empresa que possuir imóveis e terrenos em Várzea Paulista poderá fazer a solicitação da segunda via do IPTU online, informando o cadastro do imóvel.

Protocolo

O cidadão terá acesso a todos os protocolos já solicitados e fazer novos pedidos.

Novos tempos

O prefeito agradeceu aos envolvidos com as conquistas e se mostrou muito orgulhoso em fazer parte de um dia tão histórico para cidadãos e servidores varzinos. “Um dia as pessoas do futuro vão ver como este momento que vivemos hoje terá sido importante para a cidade. Não estamos destoando de nenhum outro município. Segundo o próprio governador João Dória, logo as cidades que não contarem com tecnologias como essas que estamos lançando sofrerão e perderão verbas”.

O gestor entende que a administração municipal tem conseguido atuar com seriedade para superar os desafios encontrados em 2013 e diminuir o preconceito que os próprios varzinos tinham com o município. “Ter esses aplicativos aumenta a autoestima de nossos munícipes, sobretudo os jovens, que agora podem dizer que a cidade conta com isso. O que mudará a cidade não é o governo. É o povo da cidade. Estamos na direção do futuro”.

Ferramenta para os servidores 

A Prefeitura também lançou um aplicativo exclusivo para os servidores públicos de Várzea Paulista, o GRP Mobile. Nele o servidor tem acesso aos seus contracheques de forma detalhada e informe de rendimentos. O app é compatível com os sistemas operacionais Android e IOS, sendo encontrado na Play Store como GRP Mobile, da Sonner Sistemas de Informática Ltda. Além disso, em breve, será possível realizar trâmites administrativos, o que economizará papel com memorandos e outros documentos físicos necessários atualmente.  

Para ter acesso aos dados, é necessário informar o usuário e senha utilizados para verificar o holerite através do site da Prefeitura.

Novo portal

O novo portal da Prefeitura apresenta ao cidadão uma diversidade de serviços e informações sobre a cidade. Por meio dele, o internauta tem acesso facilitado a notícias, vídeos, pontos de atendimento, programas de governo, localização dos órgãos públicos, contato da administração pública e últimas informações divulgadas no Facebook. 

Uma das novidades é o agendamento de atendimento aos serviços prestados no Facilita, como o de Tributação. Na área da transparência, o cidadão terá acesso ao Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), Portal de Transparência Pública, Portal do Cidadão e Imprensa Oficial. Além de ícones com informações sobre a cidade, o governo, serviços ao cidadão, empresa, eventos, notícia, servidor e redes sociais. 

No ícone Pontos de Atendimento, na parte inferior da home page, o cidadão poderá acessar através do mapa da cidade todos os serviços públicos municipais. E ao clicar em cada ícone são apresentados o endereço, telefone, horário de atendimento, e-mail e descrição do serviço. Além disso, o cidadão também poderá, por meio do serviço do Google Maps, dirigir-se ao local. 

O site também oferece serviços de acessibilidade, com opções para aumentar e diminuir a fonte, escalas de cinza, contraste e olho negativo.

Saúde

No ícone Saúde, o internauta terá acesso ao endereço e telefone de todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), além do nome da gerente e especialidade médica oferecida no local. Além do nome e horário de atendimento dos médicos que trabalham em cada UBS.

Conheça os serviços do novo portal:

– E-SIC

– Transparência Pública

– Imprensa Oficial

– A Cidade

Dados Gerais

Hino

História

Feriados e Pontos Facultativos

– Governo

Prefeitura

Câmara Municipal

Unidades Gestoras Municipais

– Serviços ao Cidadão

Casa Civil

Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Fazenda

Desenvolvimento Social

Educação

Esporte, Lazer, Cultura e Turismo

Gestão Pública

Infraestrutura Urbana

Assuntos Jurídicos e Cidadania

Meio Ambiente

Obras e Urbanismo

Ouvidoria Geral do Município

Planejamento e Inovação

Saúde

Transporte Público e Trânsito

Protocolo Requerimento

Portal do Cidadão

– Empresa

Página Governo Digital

Manual

Integração de Web Service

Página Portal do Cidadão

Manual para realização de cadastro eventual

Inscrição CMC (Alvará)

Termo de Responsabilidade Complementar – MEI

Fiscalização – Tarifas Expediente 2019

Protocolo – Requerimento

Eventos

Janela Cultural

Notícias

Servidor

Intranet

GRP

EGDS

Webmail

Mais Serviços

– Redes Sociais         

Facebook

Instagram

Youtube

– Programas de Governo

Parque Chico Mendes

Facilita

Várzea Mais Bonita

Várzea Paulista Mais Segura

Programa Novos Caminhos

Moderniza

CMDCA

Quarteirão da Saúde

Clube da Melhor Idade

Amigos do Verde

Inovações ganham elogios de servidores

A gerente de Finanças da Saúde de Várzea Paulista, Vânia Marques, ressaltou a vantagem de o usuário poder localizar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) por meio do aplicativo. “Eu acredito que o aperfeiçoamento (do aplicativo) estará no uso. Nós poderemos atender nossos pacientes com mais rapidez e eles não vão precisar se locomover tanto”, enfatiza.

 “Eu acho que é um avanço”, comentou o analista de licitação Lucas Freitas. “A tecnologia avança, e os órgãos públicos devem acompanhar esse avanço. Então veio só para somar. Para o servidor, por exemplo, tem o pessoal mais antigo que gosta mais do papel, do holerite. Quando eles falaram do holerite no celular, acessei-o e percebi que ali eu já consigo ver tudo, ali tem salvo tudo, desde quando eu era estagiário, porque está tudo vinculado ao meu CPF”, conclui.