Exposição itinerante do Primeiríssima Infância chega ao Facilita

Educação - Destaques

Trabalhos feitos em ações do programa em Várzea Paulista este ano começam a ser expostos no local; parceiros foram homenageados

Após estar no Shopping Araguaia em setembro, a exposição itinerante e intersetorial do Primeiríssima Infância chegou ao saguão do Facilita, na manhã de terça-feira (26). A mostra tem criativos desenhos, fotos e outras produções, feitas em ações do programa em Várzea Paulista este ano. A solenidade ofertada a servidores envolvidos e pais contou com a presença de várias autoridades municipais, certificados a parceiros do programa, e apresentações musicais de alunos municipais e servidoras da Educação. O objetivo foi abrir oficialmente a exposição no novo local e homenagear quem apoia as ações na cidade.

As sete creches municipais varzinas foram representadas na exposição, assim como UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e Crass (Centros de Referência de Assistência Social) da cidade. A solenidade no Facilita contou com um vídeo educativo sobre a influência das ações adotadas por pais e cuidadores em crianças de 0 a 3 anos, em toda a vida dos pequenos, como, por exemplo, no aprendizado e busca por melhores empregos.

Nilsa Victorino – coordenadora e articuladora do Comitê Municipal pela Primeiríssima Infância de Várzea Paulista.

A coordenadora e articuladora do Comitê Municipal pela Primeiríssima Infância de Várzea Paulista, Nilsa Victorino, destacou que os trabalhos expostos são resultado de ações conjuntas entre servidores dos equipamentos públicos, muito empenhados, crianças e pais. O intuito das atividades é promover o desenvolvimento integral dos pequenos. “A primeiríssima infância é a fase mais importante do desenvolvimento humano. Após ver esse vídeo, fico até emocionada. A gente reflete o quanto este nosso trabalho é precioso”, declarou.

Segundo ela, a maioria das crianças das creches também recebem serviços do Cras e UBS e é importante que a Prefeitura consiga, por meio do Primeiríssima, ter visão unificada de atuação com elas, nos três setores, para atendê-las mais humanizada e qualificadamente. “Queremos promover um atendimento mais humanizado, por meio da construção de vínculo com as famílias. Quisemos promover essa exposição para homenagear nossos parceiros, como os gestores da Prefeitura, sempre à nossa disposição. Queremos mais parceiros para o futuro. Sem eles, não conseguiríamos dar conta”, finalizou.

Prefeito Municipal Juvenal Rossi.

O prefeito Juvenal Rossi enalteceu a importância das ações feitas, algo com o qual não contou em sua infância, uma vez que teve seu primeiro contato com professores apenas aos 7 anos. “O Primeiríssima Infância não é só mais um programa. É uma necessidade. Estamos criando vínculos. Os profissionais estão fazendo ações além de suas atribuições. Fazemos a diferença na vidinha dessas crianças”, elogiou.

Para Rossi, é bastante importante o trabalho realizado por quem está na linha de frente, em contato com os pequenos, já que hoje em dia muitas mães precisam deixar seus filhos nas creches para poderem trabalhar e ajudar a sustentar suas casas. “Se existe alguém importante são esses que estão com essas crianças no dia a dia”.

Reconhecimento, música e apoio

A solenidade contou, em seu momento final, com a homenagem aos “Parceiros de Primeiríssima”, empresários da cidade, servidores e gestores municipais, e outros agentes que contribuíram para o bom andamento das ações desenvolvidas ao longo de 2019.

A manhã também contou com uma apresentação musical das servidoras municipais Marina Francisca de Melo Barban (coordenadora de Educação Infantil) e Camila Barbosa dos Santos (educadora infantil). As duas cantaram Nunca Pare de Sonhar, de Gonzaguinha. Alunos do Cemeb Vereador José Pedro Musseli (Jardim Cruz Alta) também divertiram o público com uma apresentação de dança.

A abertura da exposição também teve a presença dos gestores executivos de Saúde, Údele Fabrício, Educação, Magali Souza, e de Desenvolvimento Social, Reinaldo Silva. As três pastas são as que protagonizam as ações do programa Primeiríssima Infância. Os gestores deram palavras de incentivo às atividades.

Outros gestores municipais da Prefeitura prestigiaram o evento, além de vereadores, para mostrar apoio aos trabalhos. Segundo a articuladora municipal, a ideia é fazer uma nova exposição, no final de 2020, com trabalhos do próximo ano.

A exposição fica no Facilita até dia 9 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. O endereço é Rua João Póvoa, 97 — Jardim do Lar.