Parque Chico Mendes recebe mutirão de limpeza

Meio Ambiente - Destaques

Campanha ‘Lixo no chão, em Várzea Paulista não!’ foi lançada domingo (24)

No último domingo (24), o Parque Chico Mendes recebeu um mutirão de limpeza. A ação foi realizada por meio da campanha ‘Lixo no chão, em Várzea Paulista não!’, idealizada pelo vereador Nil. Seu objetivo é mobilizar a população para a realização de mutirões de limpeza e ao mesmo tempo conscientizar a todos sobre a prática irregular de descarte de lixo nas vias públicas, que também configura como infração passível de multa.

O prefeito Juvenal Rossi participou do evento e ressaltou que cada ação positiva em prol do Meio Ambiente, faz diferença para as próximas gerações. “Várzea Paulista é o resultado da atitude de cada cidadão. Precisamos assumir nossa responsabilidade com a próxima geração e preservar o meio ambiente, manter a cidade limpa”, diz. “Saímos 2% para 94,4% de esgoto tratado. Isso representa mais limpeza nos nossos rios, água com mais qualidade, um futuro mais saudável e melhor para todos”, afirmou o prefeito.

O vereador Nil afirmou que seu lema é trabalhar pelo bem comum, e isso, é trabalhar pelo meio ambiente. “Precisamos cuidar do que é nosso, tirar o lixo do chão, plantar mais árvores, nos conscientizar que a natureza precisa ser cuidada”, falou. “Agradeço a cada um que acredita neste projeto e está aqui para fazer a diferença pela nossa cidade”.

A vereadora de Itatiba, Leila Bedani, que desenvolve há dois anos ações em prol do Meio Ambiente em sua cidade veio prestigiar o evento em Várzea Paulista. “Em Itatiba já envolvemos mais de 1500 pessoas em diversas atividades, como caminhada para recolher o lixo, palestras, atividades físicas, oficinas de materiais recicláveis e mais recentemente a limpeza do rio Atibaia”, conta. Leila relata que a conscientização é o fator principal das ações. “Precisamos que depois que o espaço foi limpo, as pessoas não voltem a suja-lo. Por isso, sempre plantamos um jardim por onde o projeto já passou”, explica.

Leila que também ensina as pessoas sobre a compostagem e ressalta que muitas pessoas não tem noção do lixo que geram. “O retorno por ajudar o meio ambiente não tem preço. Fico muito feliz de participar deste evento e ver que em Várzea Paulista as pessoas estão realmente colocando a mão na massa”.

Para o gestor de Meio Ambiente João de Lima, a iniciativa da campanha é muito positiva e vem ao encontro das ações já realizadas pela Prefeitura, com o programa Várzea Mais Bonita. “Precisamos pensar de forma global. Quanto mais pessoas empenhadas em preservar o Meio Ambiente, melhor”, comenta. A ação no Parque Chico Mendes também contou com atividades físicas, caminhada e plantio de 100 árvores, pela Unidade Gestora de Meio Ambiente.

Também participaram do evento os vereadores Giba, Osmar do Mirante e Hulk e os gestores de Cultura Jota Moreira, Desenvolvimento Econômico Marco Bueno e Planejamento e Inovação João Paulo Souza e o gestor executivo de Desenvolvimento Social Reinaldo Silva. Além do grupo de escoteiros e diversos servidores públicos.