Esclarecimento sobre compra de medicamento de alto custo

Destaques

A Prefeitura de Várzea Paulista comunica que já efetuou a compra do medicamento Blinatumomabe (Blincyto 38,5 mcg) que será destinado ao garoto Enzo Gabriel Nunes Silva, conforme o empenho nº 10884/2019.

Todo o processo de compra foi realizado seguindo os preceitos e trâmites legais exigidos a um órgão de gestão pública, como a Prefeitura. Entretanto, a rapidez para aquisição do referido medicamento se deveu ao empenho intenso de setores da Prefeitura que não pouparam esforços para acelerar a transição do processo, correspondendo assim à urgência e celeridade que a situação exige.

Tudo o que coube à Prefeitura fazer para adquirir o medicamento foi feito, inclusive em tempo recorde, entretanto, segundo informou a empresa fornecedora do medicamento, as ampolas, que correspondem ao tratamento completo para o garoto Enzo, deverão ser entregues no prazo de até 20 dias úteis.

A Prefeitura declara também que, em momento algum se recusou a efetuar a compra, nem mesmo alegou não ter recursos para isso, conforme disseminado em postagem nas redes sociais, muito pelo contrário. A administração, através de seus gestores, com aval prévio do Sr. Prefeito Juvenal Rossi, sugeriu à juíza da 2ª. Vara da Comarca de Várzea Paulista que efetuasse o bloqueio dos valores nas contas da Prefeitura, pois assim, a família do garoto poderia realizar a compra como pessoa física, reduzindo substancialmente o tempo de espera, o que infelizmente não pode ser feito sem que se esgote os demais meios legais de aquisições.

A Prefeitura esclarece que situações como essa (mandados judiciais para compra de medicamentos e insumos) é infeliz rotina e que sempre age tendo a preservação da vida e do bem estar dos cidadãos como sua prioridade, porém os processos de compra por órgãos públicos são muito diferentes dos realizados por entidades privadas, necessitando-se seguir caminhos pré-definidos pela lei, sendo primaz cumprir e respeitar esses trâmites.

A Prefeitura de Várzea Paulista expressa sua gratidão a todos que se empenharam mais uma vez para o êxito do processo e deseja ao pequeno varzino Enzo sua pronta, completa e definitiva recuperação.