Prefeitura lança aplicativos e novo portal

Destaques

Informatização tem como objetivo facilitar o acesso do cidadão aos serviços públicos

A Prefeitura de Várzea Paulista lança, dia 21 de novembro, uma grande inovação nos serviços de atendimento ao público: um aplicativo para o cidadão, um aplicativo para o servidor público e um novo portal de serviços e informação. O objetivo deste avanço tecnológico é facilitar o acesso dos moradores aos serviços públicos.

De acordo com o gestor municipal de Planejamento e Inovação, João Paulo Souza, o intuito das inovações é aproximar o cidadão da Prefeitura. “Com o aplicativo Cidadão Online o morador de Várzea Paulista terá acesso a serviços públicos na palma da sua mão”, explica. “Tudo será muito intuitivo, para que todos possam utilizar de maneira prática e rápida. A Prefeitura de Várzea Paulista entra agora, na era digital”, afirma o gestor.

Sobre o novo portal, o gestor destaca a quantidade de serviços que a Prefeitura oferece e o detalhamento das informações às quais o cidadão terá acesso. “Acredito que muitas pessoas não imaginam a grande variedade de serviços que têm à sua disposição e, através do novo portal, tudo isso ficará muito claro”, enfatiza. “Também optamos por fazer a descrição dos serviços, informar endereços, telefones e localização”, conclui João Paulo.

Cidadão Online

O aplicativo Cidadão Online oferece ao morador de Várzea Paulista os serviços de Abertura de Ouvidoria, Protocolo, Saúde – com acompanhamento de consultas, Escola – com o Monitor Acadêmico e 2ª via de IPTU. No ícone de notificações (sino) o cidadão tem acesso as Linhas de Ônibus entre Bairros, Manual dos Serviços Públicos, Notícias e Telefones Úteis.

O app é compatível com os sistemas operacionais Android e IOS, sendo encontrado nas lojas de aplicativos (Play Store e IOS) como ‘Cidadão Online’, da Sonner Sistemas de Informática Ltda. Para ter acesso aos serviços é necessário fazer um cadastro, informando nome, e-mail, cadastrar senha e localização.

Conheça as funcionalidades do Cidadão Online:

-Abertura de Ouvidoria

O cidadão encontra todas as solicitações anteriores realizadas na Ouvidoria Municipal e pode fazer novas sugestões e reclamações. Além de solicitar informações e serviços.

Na funcionalidade o cidadão poderá fazer sua solicitação com identificação ou de maneira anônima. Também será possível enviar fotos e marcar a localização da ocorrência.

– Guia de serviços públicos

O manual já existente, com todos os telefones, endereços e horários de atendimento dos órgãos públicos que prestam serviços municipais, também ficará disponível no app.

– Transporte

A funcionalidade disponibiliza todos os horários e itinerários dos ônibus de transporte público entre bairros.

– 2ª via de IPTU

A pessoa ou empresa que possuir imóveis e terrenos em Várzea Paulista poderá fazer a solicitação da segunda via do IPTU online, informando o cadastro do imóvel.

– Protocolo

O cidadão terá acesso a todos os protocolos já solicitados e fazer novos pedidos.

– Saúde

Funcionalidade disponibiliza o acompanhamento de consultas agendadas.

– Escola

Acompanhamento escolar — os pais ou responsáveis legais dos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino terão acesso à lista de chamadas e notas máxima e média da sala, além das notas do aluno.

Servidor Municipal

A Prefeitura também lançou um aplicativo exclusivo para os servidores públicos de Várzea Paulista, o GRP Mobile. Nele o servidor tem acesso aos seus contracheques de forma detalhada e informe de rendimentos. O app é compatível com os sistemas operacionais Android e IOS, sendo encontrado na Play Store como GRP Mobile, da Sonner Sistemas de Informática Ltda.

Para ter acesso aos dados, é necessário informar o usuário e senha utilizados para verificar o holerite através do site da Prefeitura.

Novo portal da Prefeitura

O novo portal da Prefeitura de Várzea Paulista apresenta ao cidadão uma diversidade de serviços e informações sobre a cidade. Por meio dele, o internauta terá acesso a notícias, vídeos, pontos de atendimento, programas de governo, localização dos órgãos públicos e contato da administração pública.

Uma das novidadea do portal será o agendamento de atendimento aos serviços prestados no Facilita, como o de Tributação. Na área da transparência, o cidadão terá acesso ao Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), Portal de Transparência Pública, Portal do Cidadão e Imprensa Oficial. Além de ícones com informações sobre a cidade, o governo, serviços ao cidadão, empresa, eventos, notícia, servidor e redes sociais.

No ícone Localização, o cidadão poderá acessar através do mapa da cidade todos os serviços públicos municipais. E ao clicar em cada ícone são apresentados o endereço, telefone, horário de atendimento, e-mail e descrição do serviço. Além disso, o cidadão também poderá através do serviço do Google Maps se dirigir até o local.

O site também oferece serviços de acessibilidade, com opções para aumentar e diminuir a fonte, escalas de cinza, contraste e olho negativo.

Saúde

No ícone Saúde, o internauta terá acesso ao endereço e telefone de todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), além do nome da gerente e especialidade médica oferecida no local. Além do nome e horário de atendimento dos médicos que trabalham em cada UBS.

Conheça os serviços do novo portal:

– E-SIC

Manual

Integração de Web Service

Página Portal do Cidadão

Manual para realização de cadastro eventual

Inscrição CMC (Alvará)

Termo de Responsabilidade Complementar – MEI