Prefeitura conquista agendamento de mais 192 exames

Destaques

Colonoscopias, endoscopias, PAAFs e dopplers serão realizados até o final do ano, após indicações feitas por quatro parlamentares varzinos

A Prefeitura de Várzea Paulista conseguirá amenizar a demanda por exames no restante de 2019. 192 procedimentos serão realizados até o final deste ano, graças a emendas impositivas (recursos municipais aplicados em indicações dos parlamentares), que totalizam R$ 102.697,20, de quatro vereadores da cidade: Claudemir Nil, Mauro Aparecido, Hulk e Elton. Os exames que já estão sendo agendados e serão feitos dentro desse prazo são: colonoscopia, endoscopia, PAAF (punção aspirativa por agulha fina, na tireoide) e doppler (ultrassonografia em veias das pernas).

Com essa conquista, a saúde do município vai zerar a fila pelo exame PAAF, que era de 23 exames; reduzirá em 56% a fila de espera pela colonoscopia, com 56 novos exames; diminuirá em 12% a espera por endoscopias, graças aos novos 60 exames; e vai reduzir a fila de espera pelo doppler em 8,65%, por meio dos 53 procedimentos conquistados (25 pessoas atendidas).

O gestor municipal de Saúde da cidade, José Roberto Spinucci, fez questão de agradecer pessoalmente a cooperação da Câmara Municipal, na tarde dessa terça-feira, no Poupatempo da Saúde. “Temos que atuar em parceria. Nosso objetivo é trabalhar para a população”, defendeu o gestor.

Para o vereador Elton, a ajuda viabilizada pelas emendas é significativa pois será feita a quem os parlamentares sequer conhecem. “Esses exames vão amenizar a fila de espera. É algo muito bom”. Hulk, para quem a saúde deve ser sempre priorizada, concorda com ele. “Não estou fazendo isso por alguém que conheço, e sim pela população em geral”.

O vereador Nil parabenizou a Unidade Gestora de Saúde da cidade por amenizar a demanda. Em sua avaliação, a saúde é das áreas que mais enfrenta problemas em todo o país, pela falta de mão de obra. A questão também é enfrentada por Várzea Paulista, que, na visão do parlamentar, não deixa de contemplar melhor as demandas por saúde por falta de agilidade, e, sim, por essa dificuldade que é nacional. “A gente tem que trabalhar para o próximo”, disse, ao defender que o usuário dos serviços de saúde deve ser priorizado.

O presidente do Comus (Conselho Municipal de Saúde) varzino, Crisostomo Pinheiro de Faria Junior fez questão de reconhecer a importância dos novos exames conseguidos. “A gente só tem a agradecer. Saber que um desses exames pode salvar a vida de uma pessoa não tem preço”. O conselheiro também enalteceu o trabalho feito pelo Comus, ao ouvir os conselhos locais de saúde, dos diversos equipamentos de saúde públicos da cidade. Dessa forma, tem sido possível verificar as demandas e apresentá-las à Unidade Gestora.

Sandra Borges, assessora do vereador Mauro Aparecido, também esteve presente na entrega simbólica dos novos exames, como representante do parlamentar.