Prefeitura abre inscrições para cursos livres de informática

Destaques

São 78 vagas, divididas entre as capacitações em Inkscape, edição de imagem com GIMP e Apresentação em público

Nos dias 12 e 19 de novembro, a Prefeitura de Várzea Paulista, por meio da Unidade Gestora de Educação, realiza inscrições para três cursos livres de informática – Inkscape, edição de imagem com GIMP e apresentação em público.

Para se inscrever, os interessados devem ter a partir de 12 anos e apresentar comprovante de endereço, RG ou Certidão de nascimento e comparecer das 8 às 12h e das 13 às 16h, nos seguintes endereços:

• Parque Chico Mendes – Rua Guarujá, nº 276 Jardim América II.

• Centro de Artes Esportes Unificados (CEU) – Rua João Póvoa – s/n (próximo ao Facilita).

As vagas são limitadas, sendo 40 vagas para o Telecentro Parque Chico Mendes, 18 vagas para o Telecentro da Praça do CEU e 20 vagas para o Telecentro do Espaço Cidadania. Estes cursos possuem como requisitos mínimos ser alfabetizado e possuir conhecimentos básicos em informática e internet.

Os Telecentros oferecem cursos cujo conteúdo visam à introdução as funcionalidades básicas de ferramentas comumente utilizadas em empresas e na área acadêmica. Todos os participantes que concluírem a oficina sem faltas receberão uma declaração de participação.

Conteúdo:

• Introdução ao Inkscape – carga horária de 10h. Somente no Telecentro Espaço Cidadania.

O que são imagens vetoriais, diferenças entre bitmap e vetor, principais programas para criação de imagens vetoriais, o Inkscape, comparativo com outros softwares, interface do Inkscape, zoom, ferramentas do aplicativo, criação e propriedades de documentos, ferramentas de desenho e suas propriedades, seleção simples e múltipla, contorno e preenchimento, movimentação e redimensionamento, agrupamento, caminhos e combinações, ferramentas e técnicas de alinhamentos e duplicação, criando textos, grade, abrir e salvar arquivos.

• Introdução à edição de imagem com GIMP – carga horária de 10h. Somente no Telecentro Parque Chico Mendes.

Introdução ao conceito de manipulação de imagem (teoria); Pixel, MPX, Tamanhos de Imagens; Baixar imagens da internet / Importação por dispositivos de armazenamento de memória; Ferramenta de clonagem; Restauração e borrar; Introdução à ideia de imagens com transparência; Tipos de seleções de imagem e recortes; Camadas e composições de imagens múltiplas; Redimensionar imagens, espelhar inverter; Colorizar imagens, (Cor, Brilho, Contraste, Iluminação); Preenchimento de imagens com textura ou imagens; Mercado de atuação e cursos complementares que possam auxiliar o aluno no desenvolvimento de uma carreira voltada a edição e tratamento de imagens.

• Apresentação empúblico (com apoio computacional) – carga horária de 10h. Telecentro Espaço Cidadania, Praça do CEU e Parque Chico Mendes.

Apresentando-se em público; Conceito de apresentação; Introdução, Corpo e Conclusão da apresentação; Preparando a apresentação; Dez dicas para uma boa apresentação; Linguagem corporal; Exibição de vídeo contendo uma boa apresentação (Mário Sérgio Cortella); Considerações sobre uso do Powerpoint; Powerpoint: principais recursos; Acessando o Powerpoint; Conhecendo a interface do Powerpoint; Conhecendo os principais menus; Considerações: fontes, contrastes, qualidade das imagens e dos sons; Preparando-se para a primeira apresentação: Exercícios de respiração/relaxamento; Coletando informações sobre o público alvo; Coletando imagens e sons na internet; Produzindo o 1º slide.