Alunos do Jardim América IV aprendem sobre cuidados com eletricidade

Destaques

75 crianças do Ano IV da escola São Miguel Arcanjo ganham dicas de segurança da CPFL, em palestra do programa Guardião da Vida

75 alunos do Ano IV do Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) São Miguel Arcanjo, do Jardim América IV, participaram de uma palestra da CPFL sobre cuidados com a eletricidade. Foi a primeira do novo programa Guardião da Vida em Várzea Paulista, parceria com a Unidade Gestora Municipal de Educação. Didática e interativa, o palestrante Fernando Monteiro, gerente de contas na região, e agentes mostraram como evitar o risco de choque no contato da linha de pipa com fios ou cabos elétricos públicos, além de acidentes domésticos. “O intuito é que eles levem essa informação para casa”, explica o gestor.

Durante o encontro, a CPFL fez importantes alertas para as crianças, como os cuidados de não usar o celular enquanto a bateria é recarregada; não deixar o celular ser recarregado sobre a cama (pode pegar fogo por conta do contato do celular com o pano do lençol, por exemplo, se houver choque); e não mudar a temperatura do chuveiro enquanto está ligado.

Também foi montada uma maquete que simulou um choque causado pela linha de pipa em contato com a rede pública de eletricidade de uma hipotética rua, e abordou-se o perigo de usar cerol na linha de pipa. “Foi muito bom! Os alunos interagiram bastante”, avalia o gerente.

Mais duas palestras estão agendadas, para contemplar cerca de 200 alunos municipais no total, em novembro: dia 11, na escola Professora Juvelita Pereira da Silva, da Vila Real; e dia 14, na escola Prefeito João Aprilantti, da Vila Santa Terezinha.

Formação de guardiões

O programa Guardião da Vida, criado este ano, tem origem na ampla campanha Chega de Choque, que incluía palestras e campanha publicitária de orientação na rádio e na TV, por exemplo. A CPFL pretende capacitar diversos públicos, como crianças, donas de casa e pintores, para serem verdadeiros guardiões da vida, com ações como as palestras, feitas sempre com a temática específica para cada público. Com o conhecimento, os contemplados podem se tornar agentes multiplicadores das informações recebidas.

Para mais detalhes sobre a iniciativa, clique aqui.