VIII Conferência Municipal da Assistência Social discute Suas

Desenvolvimento Social - Destaques

Sistema Único de Assistência Social foi a pauta do encontro que elegeu oito delegados para representar o município na Conferência Estadual

A VIII Conferência Municipal da Assistência Social de Várzea Paulista ocorreu na manhã de quinta-feira (24), no auditório da Praça CEU. Aberto ao público, o evento reuniu entidades da cidade envolvidas com a assistência; usuários dos serviços de assistência social prestados no município; CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e CMPI (Conselho Municipal da Pessoa Idosa). O objetivo da conferência foi reunir representantes do governo e da sociedade civil para debater os principais desafios e decidir as prioridades para as políticas públicas que refletem na população e na condição de vida das pessoas atualmente e para os próximos anos.

O tema discutido durante o evento foi “Assistência Social é um Direito: Evolução e Desafios do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no Estado de São Paulo”, abordando três eixos: financiamento do Suas; gestão de serviços, programas, projetos e benefícios; e participação e controle social no Sistema Único de Assistência Social (Suas). Aassistente social Aline Silva e Lima, que faz parte de uma consultoria que auxiliou a Prefeitura em diversas conferências municipais, explanou as características do tema com a proposta de uma conversa que agregue prioridades definidas aos planos municipais de ação para tentar garantir mais direitos para população em uma política de assistência social, e que para isso necessita da participação dos munícipes.

Oito delegados foram eleitos, entre representantes do poder público e da sociedade civil, para representar a cidade na XII Conferência Estadual de Assistência Social, nos dias 11 e 12 de dezembro.

Durante o encontro, a gestora municipal de Desenvolvimento Social, Simone Bifani, explicou que a pasta enfrenta dificuldades. “Infelizmente, na semana passada recebemos um e-mail informando que, a partir do ano que vem, serão cortados 64% da verba que o Governo Federal repassa para os municípios”, relatou, acrescentando que precisará da ajuda das igrejas para o resgate das famílias, além das empresas para parcerias em cursos, e que o trabalho deverá ser realizado em conjunto com as demais unidades.

Representando a Unidade Gestora de Saúde, Hudele Fabricio da Silva ressaltou a importância da união para superar desafios, tratando-se de uma política pública e não uma política partidária, com foco no munícipe.

Por sua vez, o presidente do CMAS, Luiz Eduardo Gouvêa, agradeceu a presença de todos e evidenciou o fato da conferência proporcionar a discussão de um assunto tão essencial para a população.

O vereador Giba Moraes, representando a Câmara Municipal, frisou que todos são peças fundamentais para a transformação da cidade e que pequenas ações geram grandes projetos.