Violência Doméstica é tema de formação de professores e gestores

Educação - Destaques

Profissionais da Educação passam por capacitação nesta quarta-feira (23)

Professores e gestores da Rede Municipal de Educação participaram, nessa quarta-feira (23), de formação com o tema “Violência Doméstica”, no auditório da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, no Jardim Paraíso. A capacitação foi direcionada aos servidores do Ensino Fundamental II e ocorreu em dois períodos, de manhã e à tarde.

Durante os encontros, foram elucidadas características para identificar crianças que passam por essa situação, bem como orientações acerca das atitudes que devem ser tomadas a partir da constatação de violência doméstica.

O programa de formação continuada, desenvolvido pela Unidade Gestora Municipal de Educação, em parceria com a EGDS (Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor) tem o objetivo de contemplar diferentes possibilidades e estratégias de atuação, e orientar os profissionais de educação no que diz respeito à prática na sala de aula. O conteúdo programático dos encontros abrange três temas: parada do desenvolvimento, violência doméstica e responsabilidade compartilhada, em que cada grupo de atuação (Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II) receberá as três capacitações em datas diferentes.

Na terça-feira (22), por sua vez, os professores do Ensino Infantil participaram da Oficina sobre TEA (Transtorno do Espectro Autista), que promoveu diálogos sobre como a criança autista aprende e interage com o meio e com seus pares. Dessa forma, ampliaram-se as possibilidades de trabalho do professores, na perspectiva inclusiva, e eles compreenderam o como e o porquê da avaliação diagnóstica e do IEP (programa educacional individual).