Projeto socioambiental em torno do Córrego Bertioga traz diversão e aprendizado para crianças

Destaques

Alunos do Cras Oeste participaram de atividades práticas para conscientização ambiental e reciclagem

 

 

As crianças, de 9 a 14 anos, que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Oeste tiveram uma tarde diferente nessa terça-feira (22). Elas participaram de uma ação socioambiental em torno da bacia do Córrego Bertioga.

 

Reunidos no Cras Oeste, a equipe da unidade, bem como as de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Social, explicaram a sequência das atividades a serem realizadas, que, de início, envolveram a observação do mapa local. Em uma brincadeira, as crianças analisavam imagens de antes e depois de lugares da cidade e precisavam acertar de onde se tratava. “Nossa, ficou bem melhor!”, concordavam.

 

A segunda fase da ação foi prática: com auxílio da Unidade Gestora de Trânsito, as crianças e a equipe saíram em uma caminhada pelo entorno do Córrego Bertioga. O objetivo era recolher o lixo que, infelizmente, ainda é espalhado pelos munícipes pela rua. Com isso, após análise, alguns materiais passarão por processo de reaproveitamento.

 

A gestora municipal de Desenvolvimento Social, Simone Bifani, esclareceu: “Esse passeio de aprendizagem serve para mostrar que conseguimos reaproveitar o que jogamos no lixo. Boa parte dá pra reciclar e até mesmo fazer renda com artesanato”. E de artesanato essas crianças realmente entendem, pois, toda terça-feira, com as aulas da professora Elisangela, constroem novas peças de decoração e de utilidade doméstica a partir de materiais reciclados.

 

 

Por sua vez, João José de Lima, gestor de Meio Ambiente, frisou importantes tarefas para as crianças, como a de separar o lixo orgânico do reciclável para coleta seletiva, e a de juntar o óleo de cozinha para destinação correta em pontos de arrecadação, como no próprio Cras, por exemplo, ou no Ecoponto.

 

A ação socioambiental foi finalizada com o plantio de cinco mudas no Campo da Vila Marajó.