Louveira Big Band anima município com jazz e MPB

Cultura e Turismo - Destaques

Apresentação diversificada ocorreu no sábado (19) de manhã, na Praça CEU

O jazz e a MPB invadiram a quadra da Praça CEU na manhã desse sábado (19). A Louveira Big Band apresentou aos munícipes canções norte-americanas e brasileiras, trazendo um reportório instrumental com saxofone, trompete, trombone, piano, baixo, guitarra e bateria.

Entre os 16 músicos do grupo presentes, estava Leonardo Pereira, 23 anos, morador de Várzea Paulista há 10 anos e que estuda saxofone no Conservatório de Tatuí. A ideia de se apresentar na cidade partiu dele, que contou: “Estamos levando a banda para vários municípios, por isso queríamos divulga-la aqui. Fiquei feliz em tocar na cidade, foi muito bom! É uma coisa nova por aqui, e que deu muito certo. Espero tocar mais vezes em Várzea Paulista”.

A banda sinfônica jovem da Escola de Música e Arte (Musicarte) abriu a apresentação interpretando duas músicas brasileiras de sucesso, sob o comando dos professores Tiago e Cassiano. A Louveira Big Band, com o bandleader (líder da banda, em português) e trompetista Pablo Marques e diretor musical Maycon Paiva, fez um show com duração de mais de 60 minutos, com repertório voltado às clássicas big bands americanas e brasileiras dos anos 70.

O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, compareceu ao show para prestigiar as bandas e dar boas-vindas aos músicos, agradecendo-os e também aos professores que exercem um papel importante dentro da cultura local. “Mas, em especial, deixo um agradecimento especial a vocês que estão aqui presentes nesse intercâmbio na cultura, que não pode ter fronteiras físicas, não pode ter fronteiras em termos de conceitos e preconceitos. Eu digo que a música é a única linguagem que se entende no mundo inteiro, e brinco com as pessoas que se me jogassem no Iraque, no Japão, dificilmente eu conseguiria me entender com alguém. Mas quem tem a leitura e a literatura para poder fazer leitura musical de uma partitura, com certeza ela tem uma linguagem que pode ser única em qualquer lugar do mundo, ela consegue se comunicar, se não através do idioma, pelo menos através das notas musicais que são uniformes, então uma linguagem que transforma e que une”, explicou.

O maestro Gessé Araújo, que elabora a produção artística e executiva da apresentação, também agradeceu a todos os presentes e o espaço cedido, bem como ressaltou a importância do intercâmbio cultural entre municípios. “A cultura é sempre favorecida pela atividade que cada um de nós fazemos, seja no sábado de manhã, seja qualquer dia da semana.Nós ficamos felizes em ver aqui as crianças fazendo sua apresentação musical com a banda municipal e a importância do crescimento e o futuro de cada uma das crianças que nós direcionamos hoje é o prazer que nós teremos continuamente”, declarou.