Várzea Paulista faz discussão prévia para Conferência de Assistência Social

Destaques

Participantes conversam sobre o tema deste ano, que propõe balanço do Sistema Único de Assistência Social no município

O Clube da Melhor Idade sediou, na tarde desta terça-feira, a Pré-Conferência Municipal de Assistência Social de Várzea Paulista. Participantes, de vários setores da Prefeitura e de conselhos relacionados à causa, debateram o tema: “Assistência Social é um Direito: Evolução e Desafios do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no Estado de São Paulo”. O assunto, dividido em três eixos temáticos, norteará a VII Conferência Municipal de Assistência Social, no dia 24. Além de se familiarizar com o que será discutido na Conferência, os presentes foram convidados a reforçar os convites para aumentar o número de envolvidos na Conferência Municipal.

Os três eixos temáticos são: financiamento do Suas; gestão de serviços, programas, projetos e benefícios; e participação e controle social no Sistema Único de Assistência Social (Suas).

A assistente social Aline Silva e Lima conduziu o encontro. Como faz parte de uma consultoria que auxiliou a Prefeitura em conferências municipais, como a última de assistência social, em 2017, a conferencista conhece um pouco a realidade do município. “A Conferência Municipal, em suma, será uma avaliação do Suas. Vamos ver aquilo que avançou dentre o que propomos em 2017 e também o que não caminhou. Este é um momento para pensarmos nas políticas públicas do município”, explicou.

Durante a VII Conferência Municipal de Assistência Social, a ideia é que participem representantes de: entidades da cidade envolvidas com a assistência; usuários dos serviços de assistência social prestados no município; CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e CMPI (Conselho Municipal da Pessoa Idosa). Os participantes vão se dividir em três grupos, um de cada eixo temático, para avaliar o avanço das propostas relativas ao assunto, formuladas em 2017.

“Também serão eleitos oito delegados municipais, do poder público e da sociedade civil, para representar a cidade na XII Conferência Estadual de Assistência Social, nos dias 11 e 12 de dezembro, em local a ser definido”, afirmou o presidente do CMAS, Eduardo Gouvêa. As ideias que serão construídas no encontro estadual serão reavaliadas, por sua vez, em 2021, nas próximas conferências municipal e estadual.

A Conferência Municipal será realizada na próxima quinta-feira (24), a partir das 8 horas, no auditório da Praça CEU. O endereço é Rua João Póvoa, s/n, Jardim do Lar.