Dia dos Professores

Educação - Destaques

Prefeitura opta por adequar Proposta Curricular Municipal e não adere à proposta do Governo Estadual

 

A Unidade Gestora de Educação de Várzea Paulista ouviu professores e gestores de toda a Rede Municipal de Ensino em agosto e setembro, e optou por, como preferiu a maioria deles, adequar a Proposta Curricular do Município às recomendações federais, em vez de adotar a proposta do Governo Estadual, o Currículo Paulista. Após a definição da BNCC (Base Nacional Curricular Comum), em dezembro de 2017, o Ministério da Educação determinou que as Prefeituras definissem com os Estados qual seria a proposta curricular de cada cidade para, depois, adequar o sistema a esse embasamento federal.  “Fizemos questão de colher a opinião de quem está na linha de frente do trabalho e preferimos manter o que vem dando certo”, afirma o gestor municipal de Educação, Rodolfo Braga.

 

 

A Proposta Curricular de Várzea Paulista, feita com a contribuição de professores e gestores das escolas municipais, vem fazendo a cidade obter ótimas notas no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O índice atual do Município é de 6,5, que supera as médias nacional (5,8), estadual (6), das redes municipais (5,6) e da rede pública (5,5). Veja mais sobre a nota de Várzea Paulista.

 

A partir de decisão de não aderir o Currículo Paulista, o Município, que já promovendo formações para esclarecer as recomendações da BNCC, tem uma consultoria, cujo contrato está prestes a ser formalizado com uma empresa especializada. Por meio do trabalho da consultoria contratada, a Unidade Gestora de Educação vai instruir os professores e colher sugestões. Dessa forma, será possível adequar, de forma definitiva e o quanto antes, a Proposta Curricular de Várzea Paulista e o trabalho dos docentes municipais ao padrão federal.

 

2020 é o ano no qual o Ministério da Educação definiu que a BNCC deverá estar claramente formalizada nas propostas curriculares municipais e seja seguida em sua integralidade. Várzea Paulista já está preparada para seguir essa determinação, sem problemas.

 

 

Dia dos Professores

 

Nesta terça-feira (15) é celebrado o Dia dos Professores em todo o Brasil. O gestor de Educação ressalta que iniciativas como a da Proposta Curricular Municipal e tantas outras, só foram viáveis devido ao grande comprometimento dos professores que atuam em Várzea Paulista. “Sempre consultamos os professores, são eles que estão na sala de aula e sentem as necessidades da rede”, diz. “Respeitamos nosso corpo docente, aqui quem decide sempre é o grupo, tudo no intuito de somar e oferecer o melhor aos alunos”, afirma Braga.

 

 

 

O gestor deixa sua mensagem a todos os professores do município. “Um feliz dia dos professores a todos. Mais do que o mérito da data, vocês contribuem efetivamente para a construção de um futuro melhor para a nossa cidade e todo o país”.