Ideb comprova qualidade da educação em Várzea Paulista

Educação - Destaques

Notas seguem aumentado e pontuação do município supera médias nacional e estadual

Entre as principais maneiras de se comprovar a qualidade de educação oferecida por um município, está o Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Atualmente a nota de Várzea Paulista é de 6,5. Superando a média nacional – de 5,8; a média estadual – 6; a média das redes municipais – 5,6 e a média da rede pública – 5,5.

Além da alta pontuação, as notas da educação de Várzea Paulista vêm aumentado constantemente, tendo um crescimento de 23% entre os anos de 2011 e 2018. Algumas escolas superam até mesmo a média municipal, como é o caso da CEMEB Professor João Aprillanti, na Vila Santa Terezinha, com nota do Ideb de 7,4 e a Cemeb Oswaldo Camargo Pires, na Vila Tupi, com nota de 7,2.

De acordo com o gestor de Educação e vice-prefeito, Rodolfo Braga, os números são reflexo de um trabalho conjunto, que envolve equipe pedagógica, professores e todos os funcionários das escolas. “Trabalhamos arduamente para proporcionar uma educação de qualidade aos nossos alunos”, afirma o gestor.

Inglês, espanhol e informática

Os alunos da rede municipal de Várzea Paulista também têm acesso a aula de especialidades, com professores de inglês, espanhol e informática, desde o ensino fundamental, o que amplia o currículo escolar dos alunos varzinos.

Merenda de qualidade

A merenda escolar do município é premiada. Em 2015, a cidade foi contemplada com o prêmio Gestor em Merenda Escolar por desenvolver o Projeto ESCOLA VERDE – use o sal com sabedoria, que está implantado em todas as unidades escolares fundamental e infantil desde 2013. A premiação foi concedida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Todos os meses o cardápio é alterado e disponibilizado a toda à população através do site oficial da Prefeitura. Além disso, o menu é avaliado semestralmente e recebeu aprovação de 96,54% dos gestores escolares.

Professores em constante capacitação

Rodolfo Braga destaca a qualidade dos professores que atuam na cidade. “Os profissionais que lecionam em Várzea são incentivados à capacitação, a estarem em constante aprendizado, para que possam oferecer o melhor a nossas crianças”, diz. O gestor informa que Várzea Paulista foi um dos primeiros municípios a aprovar a Lei do 1/3, que garante aos professores atividades na razão de 1/3 extraclasse na jornada de trabalho. “Tal medida representa, por exemplo, que a cada 30 horas trabalhados, 9 horas sejam dedicadas ao estudo”, informa o gestor de Educação.

O município também proporciona frequentes capacitações através da Escola de Governo do Servidor e está em fase de contratação de uma empresa para a capacitação de professores.

Mais profissionais

Também está em aberto um processo seletivo para a contratação de 60 novos professores de Educação Básica. E em breve será realizado um Concurso Público para completar o quadro de funcionários da área.