Prefeitura realiza curso de trufas e pirulitos de chocolate

Desenvolvimento Social - Destaques

Aulas práticas e bem didáticas ajudam varzinos a confeccionar doces para venda

O Centro Comunitário Vila Real ofereceu, na tarde dessa terça-feira (8), um curso de confecção de trufas e pirulitos de chocolate, para geração de renda. A formação, bastante prática e simplificada, foi aplicada com 16 alunas, dos bairros da Região Norte. O curso é organizado pela Unidade Gestora Municipal de Desenvolvimento Social de Várzea Paulista.

Mariney Santos do Nascimento (segunda, na foto seguinte), do Jardim América I, já trabalha com trufas há seis meses e gostou muito de receber mais informações sobre a produção dos doces. “Gostei. Aprendi mais e assim vou poder aprimorar o que já faço. O que já sabia tinha visto na internet, mas agora pude aprender na prática”.

A moradora da Vila Real Soledade de Souza Martins (terceira, na imagem), 49 anos, é varzina há 32 anos e pela primeira vez faz um curso relativo à culinária ofertado pela Prefeitura. A participante gostou muito da didática utilizada na formação e acredita que os conhecimentos poderão ser usados na prática pelas alunas. “O curso foi bem explicado, bem prático. Gostei muito. A pessoa que tiver força de vontade vai conseguir uma boa renda para a casa. Mas é preciso querer. De nada adianta deixar o que se aprendeu só no papel ou na memória”, opina.

Daiane Neves (primeira), que mora perto do equipamento público, gostou do conteúdo e pretende fazer uso dele, na prática. “Foi tudo muito fácil de aprender. Pretendo fazer os doces para ganhar uma renda extra”.

O curso na Vila Real foi o terceiro de trufas e pirulitos de chocolate ofertado pela Prefeitura. Outras 45 alunas concluíram o curso, divididos em duas turmas, em setembro, em um dos prédios da pasta de Desenvolvimento Social, que fica na Rua Pedro Poloni, 129 — Centro. Já existe um grupo de WhatsApp, acompanhado pela Prefeitura, com quem já fez o curso e várias pessoas compartilham fotos dos doces que produzem para vender, após receber a formação.