Projetos de Segurança Pública são encaminhados para a Câmara Municipal e aguardam aprovação

Destaques

A Prefeitura de Várzea Paulista encaminhou para a Câmara Municipal dois importantes projetos para a área de Segurança Pública: a recriação Unidade de Segurança Pública e o Câmera Cidadã. As iniciativas visam dar maior autonomia à Guarda Civil Municipal e usar a tecnologia como aliada na prevenção de crimes. Os projetos aguardam aprovação dos vereadores para serem efetivados.

Entre os benefícios que as ações trarão para os cidadãos, com a aprovação da recriação da Unidade Gestora de Segurança Pública Municipal, a Prefeitura irá realizar um concurso público, ainda nesse segundo semestre de 2019, para contratação de mais guardas municipais. Com um efetivo maior, os GCMs poderão se dedicar mais ainda ao controle dos índices gerais de furto de veículos, residências, tráfico de drogas e zelo aos prédios públicos.

Câmera Cidadã

O segundo projeto, o Câmera Cidadã, faz parte do Programa Várzea Paulista Mais Segura. Seu intuito é ampliar em grande número a vigilância eletrônica da cidade. Também faz parte da iniciativa, a Muralha Digital, que objetiva monitorar os principais acessos da cidade com reconhecimento de placas de veículos.

Outra vertente do projeto é a Vigilância Inteligente, que prevê a instalação de alarmes nos prédios públicos (UBS, escolas, etc) e a Operação Bairro Seguro, que leva a GCM em grandes operações, aos bairros. A soma destas iniciativas dará mais autonomia para segurança pública de Várzea Paulista e a oportunidade de buscar verbas e convênios junto ao Estado e Governo Federal, como o que já está em andamento para a substituição dos rádios comunicadores das viaturas.