Campanha de Vacinação contra Sarampo vai até 25 de outubro

Destaques

Primeira fase da imunização será para crianças de 6 meses até menores de 5 anos. Dia D será 19 de outubro

 

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa nesta segunda-feira (7) em todas as Unidades Básicas de Saúde de Várzea Paulista. Dois grupos estão no alvo da nova campanha. O primeiro é formado por crianças de 6 meses até menores de 5 anos, cuja a vacinação será de 7 a 25 de outubro, com o Dia D no dia 19.

 

Vacinar contra o sarampo é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas, que podem levar a óbito. As crianças são priorizadas devido à elevada incidência da doença nesta faixa etária e por presentam maior risco de desenvolver complicações.

 

 

Os pais ou responsáveis devem comparecer à UBS mais próxima de sua residência, levando a caderneta de vacinação da criança e documento de identificação.

 

 

Dia D

 

O Dia D para a vacinação das crianças será sábado, dia 19 de outubro, das 8 às 17 horas. Estarão abertas as seguintes UBSs:

 

– Cidade Nova II;

 

– Jd. Cruz Alta;

 

– Jd. Alessandra;

 

– Jd. América 4;

 

– Jd. Bertioga;

 

– Jd. Promeca;

 

– Vila Marajó;

 

– Vila Santa Terezinha;

 

A equipe da USF Vila Real fará vacinação na CEMEB Profª Juvelita Pereira da Silva, Rua Montes Claros, 50 – Vila Real.

 

Jovens adultos também serão vacinados

 

O segundo grupo, para pessoas na faixa etária de 20 a 29 anos e que não estão com a caderneta de imunização em dia, a vacinação ocorrerá de 18 a 30 de novembro, com Dia D no dia 30. O Ministério da Saúde priorizou esta faixa etária devido ao número expressivo de casos neste grupo.

 

A meta do Ministério da Saúde é vacinar 2,6 milhões de crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos, em todo país.

 

 

Sarampo é uma doença perigosa

 

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de cinco anos de idade.

 

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.