Várzea Paulista ganha novo exame para detecção de problemas auditivos

Governo e Administração - Destaques

Apae da cidade inaugura sala para o exame BERA, método objetivo que diagnostica perdas, tonturas ou zumbidos

A Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Várzea Paulista é a primeira da região a contar com o BERA (sigla inglesa do que, em português, significa potencial evocado auditivo de tronco encefálico), inaugurado oficialmente na manhã desta quinta-feira (3). Em uma sala preparada, fonoaudiólogos especializados passam a realizar, a partir de segunda-feira, o exame que pode detectar problemas auditivos como perdas ou zumbidos. A Prefeitura de Várzea Paulista já tem convênio, aprovado pela Câmara Municipal e prestes a ser oficializado, para poder encaminhar pacientes diretamente das UBSs à realização do serviço, na Apae.

O exame permite avaliar desde o nervo auditivo até o tronco encefálico. O procedimento é feito com o paciente, que pode ser até mesmo recém-nascido no colo da mãe, confortavelmente acomodado em um sofá. Após a limpeza da testa e da parte de trás das orelhas, locais que terão contato com eletrodos, eles são fixados e o paciente coloca os fones de ouvido. O equipamento emite sons que percorrem o nervo auditivo para chegar ao cérebro. O nervo gera o chamado potencial evocado auditivo, captado pelo aparelho e transformado em dados a serem analisados, no computador, pelo fonoaudiólogo e otorrinolaringologista.

Ao contrário da audiometria, que precisa de respostas subjetivas por parte do paciente, o BERA conta diretamente com a resposta cerebral, emitida automaticamente após o estímulo, mesmo quando o paciente não está acordado.

O exame precisa ser feito com bastante calma e pode passar de uma hora. Muitos pacientes com dificuldade em dar as respostas necessárias na audiometria podem fazer o BERA tranquilamente, pois as reações cerebrais não demandam esforço da pessoa examinada. O procedimento é indicado para várias outras situações, como perda auditiva assimétrica, súbita ou progressiva; tontura; zumbido unilateral ou reconhecimento de fala ruim.

Agora, apenas a Apae Várzea Paulista e a Ateal (Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem), de Jundiaí, oferecem o exame BERA de forma gratuita na região. A entidade varzina possui três fonoaudiólogas especialmente capacitadas para o procedimento, sem as quais ele não poderia ser realizado.

A conquista, resultado de uma luta da entidade desde 2014, foi viabilizada graças a uma emenda do então deputado estadual Luiz Fernando Machado. O diretor da Apae varzina, Luiz Lopes Garcia, informa que outras Prefeituras da região têm a opção de procurar a instituição e firmar convênios para encaminhar pacientes à realização do procedimento.

Para o prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, muito contente com a inauguração, a conquista representa um passo importante do município, inclusive porque a Prefeitura poderá encaminhar pacientes diretamente das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) à Apae, para a realização do novo exame. “Uma inovação como esta dá credibilidade e respeito à Apae e representa um avanço da cidade”, afirmou.

O administrador municipal vê a Apae cada vez mais respeitada e querida e fez questão de agradecer a verba destinada pelo ex-deputado estadual e prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado. “Ele não teve como estar presente, mas vou agradecê-lo pessoalmente”.

A presidente da entidade varzina, Jeanette Gut, também reconheceu o apoio do ex-parlamentar e enalteceu o trabalho desempenhado pelos profissionais envolvidos com o serviço que passa a ser oferecido. “Isso é muito bom, graças a Deus. Qualquer novidade para a gente é muito importante. Não podemos parar e precisamos buscar crescer cada vez mais”.

O gestor municipal de Ouvidoria, Leandro Marques, também esteve presente na solenidade.